Prelúdio da morte! Descubra o caminho até Dead Space 2
A franquia Dead Space surpreendeu a todos quando apareceu sem grande alarde no final de 2008. O survival horror espacial da Electronic Arts reavivou o gênero — que cada vez mais deixava de lado o suspense em detrimento da ação — com um legítimo thriller nos moldes de grandes clássicos do gênero como a série cinematográfica Alien.
Além disso, Dead Space também promoveu uma “evolução” no campo da mídia cruzada — campanha coordenada e integrada em mais de um meio de comunicação. A história iniciada nos video games se expandiu para os quadrinhos, livros, uma animação e já se comenta sobre a futura adaptação para os cinemas.
Agora, com a chegada iminente do segundo jogo a EA “fecha” o ciclo multimídia com a produção de Dead Space: Ignition, uma história em quadrinhos interativa, lançada exclusivamente via Xbox LIVE e PlayStation Network, que serve de prelúdio para o segundo título da franquia.
Novela visual interativa
Assinado por Antony Johnston — responsável pelos quadrinhos do Demolidor e pela graphic novel de Dead Space —, Ignition se passa algumas horas antes de Dead Space 2, mostrando o começo da infestação necromorph.
O cenário, o mesmo de Dead Space 2, é a estação espacial Sprawl — uma base civil em Titã (uma das luas de Saturno) —, construída no que sobrou do primeiro “Planet Crack” realizado pela Concordance Extraction Corporation.
As animações são, na sua maior parte, imagens 2D renderizadas — técnica que cofere um aspecto artístico similar ao de um quadrinho ou storyboard, com traços “feitos à mão”. Em alguns momentos os personagens até se movem, porém trata-se de um recurso limitado, utilizado somente para demonstrar mudanças de emoção nas faces dos personagens.
Para se entender o conceito artístico basta imaginar uma mistura elegante entre uma graphic novel de traços fortes (e razoavelmente rasurados) e um saudoso “Adventure” dos anos 1990, substituindo os famosos balões de diálogo por dublagens.
Encruzilhadas
A trama se desenrola através de uma série de situações de múltipla escolha, que culminam em quatro finais diferentes, sendo que cada um dos finais desbloqueia conteúdo extra para o jogo Dead Space 2.
Independente das suas escolhas, o protagonista é um técnico chamado Franco Delisle, um exímio hacker. A jogabilidade também comporta vários minijogos, todos baseados na perícia de Delisle em invadir os sistemas computacionais.
Ao todo são três modalidades: Hardware Crack, uma espécie de puzzle; System Override, inspirado nos jogos de Tower Defence; e Tracer Route, baseado em um jogo de corrida.
O surpreendente sucesso da franquia Dead Space fez por merecer toda a atenção dada pela EA. Se o primeiro título chegou sem fazer muito barulho, a continuação vem sendo beneficiada por um batalhão de novidades e Ignition é o ponto culminante dessa caminhada que antecipa o retorno de Isaac Clarke.
Dead Space 2 está agendado para o dia 25 de janeiro de 2011. Ignition será lançado antes, mas ainda não tem uma data definida.