sábado, 19 de junho de 2010

Resumo E3 2010: Conferência da Nintendo

Com todas as atenções voltadas para as coletivas de imprensa da Microsoft e Sony — muito por conta das apresentações dos novos controladores com captura de movimento, Kinect e Move — a Nintendo chegou à Electronic Entertainment Expo 2010 com uma relativa tranquilidade.

O Nintendo 3DS, novo portátil da empresa, era uma presença garantida — como antecipado pelo próprio Iwata, presidente da empresa, durante a última GDC —, mas a “Big N” também prometia muitas novidades, incluindo detalhes de Metroid: Other M e o anúncio oficial do novo Zelda para o Nintendo Wii.

Quando Reggie Fils-Aime — presidente da Nintendo America — subiu ao palco,todos já tinham uma boa ideia do que estava por vir, porém a boa e velha Nintendo mostrou que ainda tem algumas cartas na manga e agradou com uma hábil mistura de saudosismo e inovação.

O que importa é a experiênciaMiyamoto e suas novas armasO mote da Nintendo nunca foi tão apropriado e toda a apresentação da empresa foi condizente com o lema, resgatando grandes pérolas da “Big N” ao mesmo tempo em que trouxe ícones do passado para a nova geração — com todas suas inovações técnicas.

Assim, Link — o carismático protagonista da franquia Legend of Zelda — irrompe a tela,trazendo a confirmação de Skyward Sword, a tão esperada continuação de Twilight Princess. O genial Shigeru Miyamoto aparece no telão(vírgula) explicando que a franquia Zelda sempre trouxe inovações de jogabilidade e que Skyward Sword não seria diferente.

Empunhando os tradicionais equipamentos de Link, o escudo de Hylian e a Master Sword, Miyamoto comenta que pela primeira vez você compreenderá a verdadeira importância destes itens e como em um passe de mágica o escudo e a espada se transformam em Wiimote e Nunchuk.

O desenvolver japonês vem ao palco, detalha vários elementos da jogabilidade — que você confere na prévia do jogo feita pelo Baixaki Jogos — e deixa claro que apesar de eventuais limitações técnicas do periférico da Nintendo, a jogabilidade exige algum tempo de adaptação, pois “emula” a sensação de estar segurando uma espada e escudo real. Ou seja, chacoalhar o Wiimote não vai adiantar muito.

“It's a me, Mario”Em uma galáxia não muito distanteSuper Mario Galaxy 2 está faturando alto e(vírgula quando não está salvando o universo,o encanador italiano gosta mesmo é de se exercitar. Depois da saída triunfal de Link e Miyamoto, Reggie Fils-Aime retorna ao palco e apresenta a nova investida de Mario nos video games.

Não é nenhuma novidade ver o bigodudo da Nintendo travestido de desportista. Agora ele reaparece em várias modalidades diferentes, incluindo algumas inéditas na sua longa carreira. Mario Sports Mix está agendado para 2011 e,mesmo sem chamar muita atenção,mostrou Mario e toda sua turma em um jogo que deve agradar aos fãs de jogos casuais.

O vídeo mostrou a mascote da Nintendo disputando partidas de basquete, vôlei, hóquei e até mesmo “queimada” (dodgeball). Seguindo a linha de casuais, Fils-Aime celebra o sucesso do Nintendo Wii e afirma que o tão desdenhado público casual gosta de jogos e gasta muito tempo e dinheiro com diferentes títulos do gênero.

Essa é a deixa para que o presidente da Nintendo America apresente Wii Party. O jogo traz a mesma dinâmica de sucesso que outras produções da empresa e aposta alto no multiplayer em família. Uma dezena de modalidades de jogo e mais de 17 minijogos garantem a diversão.

Mario Sports Mix

Wii Party

Nintendo DSEle não morreuTodos aguardavam pelo anúncio do 3DS, porém quem veio primeiro foi o seu antecessor direto, o bom e velho Nintendo DS. Fils-Aime assegura a todos que o portátil contará com suporte continuado da Nintendo e revela alguns dos títulos que devem estourar as telinhas do console.

Os destaques ficaram por conta de Golden Sun: Dark Dawn e Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies (que já faz sucesso no Japão e deve aportar em breve aqui no Ocidente), porém outros títulos também merecem destaque como Professor Layton and the Unwound Future, Mario Vs Donkey Kong: Mini-land Mayhem!, Pokémon Ranger: Guardian Signs, além de Super Scribblenauts e Sonic Colors entre outros.

Tropa de eliteOs jogos de farda pretaQuando o vídeo começou a passar cenas de um suposto grupo de pesquisa,todos na plateia já sabiam que se tratava do tão esperado GoldenEye 007 — o mesmo trailer havia caído na internet dias antes do início da E3.

Um dos melhores e mais celebrados títulos do saudoso Nintendo 64, GoldenEye 007 retorna com grandes novidades. O título recebeu um tratamento gráfico especial, novas modalidades de jogo — com direito a multiplayer online e split screen — e o mesmo clima que consagrou o título original.

E se James Bond não é suficiente eis que aparece na tela a imagem de um camundongo cuja silhueta icônica arranca aplausos e suspiros da plateia que comemora a chegada do brilhante Warren Spector e sua peculiar visão do fantástico mundo da Disney.

Spector apresenta novos detalhes da jogabilidade de Epic Mickey — que você poderá conferir em breve na prévia que o Baixaki Jogos está preparando — e explica como os controles intuitivos do Wii se adaptam perfeitamente ao universo mágico e “artístico” dos personagens Disney.

Metroid: Other M foi outra presença marcante. Mesmo sem grandes novidades, apenas um vídeo promocional, foi possível matar um pouco da ansiedade,conferindo novas imagens de Samus. O título parece estar mais hardcore do que os antecessores e a trilha sombria é reminiscente dos primórdios da série.

Eis que batidas selvagens em tambores começam a agitar a galera no auditório. O clima fica um pouco mais selvagem e em tempo uma figura simiesca promove a maior comoção na plateia!Donkey Kong Country Returns, a mesma música o mesmo estilo side-scroller, a mesma diversão!

GoldenEye 007

Epic Mickey

Metroide: Other M

Donkey Kong Country Returns

DS + 3DNintendo 3DSSem sombra de dúvida,o grande destaque — e ponto alto da apresentação da Nintendo — foi a revelação oficial do Nintendo 3DS. Com um modelo na mão, Satoru Iwata subiu ao palco e declarou: “Este é o novo Nintendo 3DS!”

O portátil promete revolucionar a guerra das plataformas de jogo portáteis, com novas funcionalidades, suporte para projeção 3D (sem óculos especiais), capacidade de processamento revigorada e uma extensa biblioteca de títulos exclusivos.

O primeiro elemento a saltar aos olhos é o tamanho da tela superior, maior do que a inferior com 3,5 polegadas. Além disso, o console também recebeu manete analógico, sensor de movimento (um acelerômetro) e a câmera agora possui duas lentes — funcionalidade que possibilita a construção de imagens de em 3D.

Iwata seguiu apresentando as melhorias do console que teve as suas funcionalidades online reforçadas. O 3DS oferecerá comunicação automática, que funcionará independentemente do jogo que está sendo rodado.

No quesito que mais interessa (os jogos) a Nintendo não perdeu tempo e já preparou uma robusta lista de lançamentos para “inaugurar” o console. O carro chefe é Kid Icarus: Uprising — sim Kid Icarus está de volta e em 3D —, mas Iwata também confirmou Nintendogs + Cats.

Todavia foram as third-parties que trouxeram as maiores surpresas do evento. Entre as parcerias,alguns nomes chamaram mais atenção, como a presença da Capcom, Activision, Take-Two e até mesmo da Kojima Productions. Iwata conteve o entusiasmo e confirmou Metal Gear Solid: Snake Eater 3D e Residente Evil: Revelations.

Na mesma entoada o presidente da Nintendo apresentou a “modesta” seleção de jogos:

  • Assassin's Creed: Lost Legacy
  • BloodRayne: The Shroud
  • A Boy and His Blob
  • Dead or Alive 3D (working title)
  • DJ Hero 3D
  • Driver: Renegade
  • FIFA Soccer (working title)
  • Harvest Moon 3D (working title)
  • Kingdom Hearts 3D
  • Madden NFL
  • Naruto Shippuden
  • Ninja Gaiden
  • Professor Layton and the Mask of Miracle
  • Saints Row: Drive-By
  • The Sims 3
  • Tom Clancy's Splinter Cell: Chaos Theory
  • Tom Clancy's Ghost Recon: Lead the Ghosts
  • Star Fox 64 3D
  • Sonic 3DS
  • Sonic 3DS
  • Pilotwings Resort
  • Paper Mario
  • The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D
  • Mario Kart

Alguns podem até contestar, mas a conferência da Nintendo conseguiu trazer grandes anúncios — especialmente para os jogadores mais saudosistas,que conferiram o retorno de Zelda, Metroid, Kid Icarus e Donkey Kong. Além disso, ainda mostrou o Nintendo 3DS: um hardware muito interessante e que deve manter a empresa japonesa no topo da briga dos portáteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário