sábado, 20 de fevereiro de 2010

Trauma Team Analise Wii

Nada de focar em cirurgias, é preciso praticar todo tipo de medicina!


Seriados de TV sobre rotinas médicas e dramas relacionados fazem o maior sucesso atualmente. Seja House, Grey’s Anatomy ou o recém-falecido E.R., além de uma miríade de outros muito menos famosos, parece sempre existir espaço para algumas pessoas de jaleco tratando de casos completamente absurdos. No entanto, nos video games este tipo de game sempre ficou à margem da popularidade — mas Trauma Team tenta reverter o quadro.

Largo espectro

Ao invés de focar em cirurgias, como boa parte deste tipo de jogo faz, este capítulo da franquia amplia seus horizontes ao colocar o jogador no papel de seis médicos com especialidades diferentes. As atividades variam desde o socorro a pessoas recém-acidentadas até a realização de autópsias para determinar a causa da morte de um determinado cidadão infeliz.

O socorro de emergência, por exemplo, coloca na frente do personagem uma grande variedade de problemas a serem resolvidos. Pessoas com pedaços de vidro na perna, pedaços de ferro no corpo e todo tipo de situação absurda que você vê na televisão. Exceto que, desta vez, a vida do paciente virtual está literalmente em suas mãos.


Não é só de cortar e retirar objetos estranhos que consiste a vida de um médico, no entanto, e mesmo quem não é um cirurgião deve, às vezes, realizar tarefas como aplicar injeções, conter hemorragias e costurar cortes. Tudo depende do estado do paciente, e os controles do Wii são incrivelmente adequados para a realização de todas as ações.

Já no caso de um médico realizando a autópsia, a coisa é mais tranquila — embora não menos complexa. Não haverá batidas cardíacas ou pessoas gritando ordens em volta, mas a investigação é um elemento essencial. Nisso, o jogo se parece com outros mais voltados à jogabilidade que lembra os games de detetive. É óbvio que entender o corpo humano ajuda a detectar anomalias, no entanto.

A parte investigativa é a que mais se parece com aqueles tradicionais jogos point-and-click. Isto porque, em alguns momentos, é preciso coletar o testemunho de algumas pessoas e ouvir o que outras têm a dizer a respeito da vítima. Só depois é que se torna possível determinar exatamente a causa da morte.

Inspiração

Para os fãs do médico mais heterodoxo da televisão (Gregory House, é claro), existe também uma parte de Trauma Team que foca na elaboração de diagnósticos para a doença de um paciente. É preciso analisar os sintomas, fazer testes de laboratório, analisar dados e conversar com pessoas. Duvidamos que exista no jogo qualquer coisa a relacionada a invadir as casas dos pacientes, no entanto...

Já no quesito apresentação e história, é impossível não reparar no estilo tipicamente japonês dos personagens e da ambientação, além de uma trama completamente absurda e inventada — característica da série. No entanto, é óbvio que envolver o jogador pelos acontecimentos não é o objetivo, e sim pela jogabilidade.

A julgar pelo que foi exposto pela desenvolvedora Atlus até agora, o game parece estar no caminho certo para fazê-lo, já que consegue expor variedade através dos diferentes tipos de experiência que cada partida proporciona ao jogador. Teremos mais certeza depois do lançamento, no dia 20 de abril deste ano.

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