terça-feira, 30 de março de 2010

Jogos, consoles e cultura "gamer" no cinema.

Video games e cinema estão cada vez mais próximos. Filmes inspirados em jogos, e jogos baseados em filmes são algo recorrente. Como todos os elementos da cultura pop os video games já estão incorporados dentro dos filmes. Cenas como a do Xbox 360 em Transformers ou Heavenly Sword no seriado Heroes são apenas alguns exemplos de como os consoles e jogos já estão integrados ao cenário e ao dia dia dos personagens.

E quando o os filmes usam os video games como tema principal, quando a trama gira em torno de um jogo ou da cultura gamer. O Portal Games Legandarys resolveu vascular a cinemateca mundial em busca de alguns exemplos, portanto prepare a pipoca e aproveite.

O Queridinho da Vovó

(Grandma's Boy, 2006)

Alex (Allen Covert) é um dos melhores game testers do mercado, além de testar os títulos da desenvolvedora em que trabalha ele também está criando o seu próprio jogo (que segundo ele revolucionará a indústria).

Entretanto, quando Josh (Jonathan Loughran) — seu colega de apartamento — gasta todo o dinheiro do aluguel com “eufemismos de luxo” ambos são expulsos do local e Alex é obrigado a morar com sua avó Lilly (Doris Roberts) e as amigas dela, Bea (Shirley Knight) e Grace (Shirley Jones).

Em meio a piadas de mal gosto o filme mostra o dia a dia (nada convencional) da empresa em que Alex trabalha, além disso a película também mostra o jogo real Demonik — concebido por Clive Barker, mas que acabou sendo cancelado antes do lançamento —, como a criação de Alex.

Arcade

(1993)

Alex Manning é a típica adolescente em crise. Sua mãe se suicidou e o pedagogo da escola acha que ela não está respondendo bem a situação. Para animá-la um pouco seus amigos resolvem ir a uma casa de fliperamas chamada Dante's Inferno, onde encontram uma nova máquina de realidade virtual, Arcade.

O representante do jogo Arcade entrega cópias da versão caseira do jogo para Alex e seus amigos, que passam a jogar o título diariamente. Entretanto os perigos do mundo virtual parecem estar afetando os jogadores reais. Alex descobre que as pessoas que perdem o jogo ficam aprisionadas dentro do mundo virtual de Arcade, conforme o programa passa a controlar a mente dos jovens.

Ao lado de seu namorado e do criador do jogo, Alex deve entrar no mundo de Arcade para derrotar o jogo e resgatar seus amigos, impedindo que o jogo maligno faça novas vítimas. A pérola cinematográfica contam com algumas figurinhas carimbadas da televisão estadunidense, além de alguns efeitos de última geração (para 1993 é claro).

O Último Guerreiro das Estrelas

(The Last Starfighter, 1984)

Ninguém era capaz de superar Alex Rogan no jogo Starfighter, um shooter espacial que rodava em uma máquina Arcade. Depois de saber que não consegui o empréstimo estudantil (o que significa que não poderá ir para a faculdade), Alex resolve jogar mais uma partida de Starfighter, batendo o seu próprio recorde e superando a pontuação máxima da máquina.

O que Alex não sabia é que o jogo Starfighter é na verdade uma filial de recrutamento inventada por Centauri, um alienígena trambiqueiro que busca por pilotos hábeis para defender a "Fronteira” dos ataques de Xur e a Armada Ko-Dan (o mesmo conflito representado no jogo Starfighter).

O clássico da Sessão da Tarde foi um dos primeiros filmes (ao lado de Tron) a utilizar efeitos de computação gráfica (CGI), sendo que para a época os efeitos já se mostravam bem evoluídos. Os tradicionais modelos reais foram substituídos por imagens 3D renderizadas, amplamente utilizadas na representação das naves e outros objetos do cenário.

O Gênio do Vídeo Game

(The Wizard, 1989)

O filme que serviu de comercial para Super Mario Bros. 3 acompanhava a jornada de três crianças através dos Estados Unidos rumo a Califórnia para que o mais novo deles possa participar do Nintendo World Video Game Championships. O protagonista, e gênio do video game, Jimmy é uma criança reclusa que apresenta sérios problemas emocionais desde que a sua irmão morreu afogada.

Ao lado de seu meio-irmão, Jimmy inicia uma peregrinação até a Califórnia. No caminho os dois descobrem a habilidade inata de Jimmy nos video games e ficam sabendo de uma competição mundial que dará US$ 50.000 ao vencedor. Entre suas andanças a dupla encontra uma garota, Haley, que passa a acompanhá-los e o ameaçador Lucas Barton — um dos poucos jogadores que realmente mostra-se páreo para Jimmy.

Jogos de Guerra

(WarGames, 1983)

Um dos primeiros filmes de destaque de Ferris Bueller, digo Matthew Broderick, Jogos de Guerra mostra as peripécias de um jogador inveterado que não aguenta esperar pelo lançamentos dos jogos e resolve procurá-los pela insipiente “internet” da década de 1980.

O jovem David Lightman, que já manipulava os computadores da escola através de um poderoso IMSAI — com drive de disco de 8 polegadas e modem (com direito a acoplador acústico para o telefone) — acaba tropeçando na ARPANET (sem saber) e ganhando acesso ao WOPR (War Operation Plan Response), programa da defesa estadunidense que administra todo o arsenal nuclear do pais.

Acreditando que as simulações de combate listadas no programa são jogos de video game que ainda não foram lançados, Lightman começa a “jogar” com a defesa dos Estados Unidos. Assumindo o papel da URSS, o jovem inicia a simulação que não é percebida pelos militares, que compreendem a situação como um ataque real da União Soviética aos Estados Unidos.

Jogo Mortal

(Stay Alive, 2006)

Stay Alive promete ser o melhor survival horror do mundo. Inspirado na história real de Erzsébet Báthory (a condessa sangrenta), o jogo é aguardado ansiosamente pelos fãs do gênero. Enquanto isso, em Nova Orleans um grupo de jogadores consegue uma cópia ilegal do jogo (viu quem mandou piratear) e pouco a pouco todos os que jogam morrem.

O mais estranho é que as vítimas perecem da mesma forma que no jogo, fato que intriga Hutch (Jon Foster), Abigail (Samaire Armstrong), Swink (Frankie Muniz), October (Sophia Bush) e Phineas (Jimmi Simpson) que precisam descobrir o motivo antes que eles se transformem nas próximas vítimas.

The King of Kong: A Fistful of Quarters

(2007)

O Documentário mostra a saga de Steve Wiebe enquanto ele tenta bater o recorde mundial de Donkey Kong (versão Arcade) do atual campeão, Billy Mitchell. O filme mostra a dedicação dos fãs e a história de Walter Day e da Twin Galaxies — a organização oficial que registra os recordes mundiais de video games.

Apesar de focado na briga de Billy Mitchell e Steve Wiebe pelo recorde mundial de King Kong, o filme também mostra outros high scores e os jogadores que deixaram seu nome marcado na história dos video games.

eXistenZ

(1999)

A designer de jogos Allegra Geller (Jennifer Jason Leigh) está pronta para revelar sua nova aventura interativa, eXistenZ e resolve promover um “closed beta” do título. Na sessão de jogo (fechada para convidados), a designer e seu segurança, Ted Pikul (Jude Law) acabam envolvendo-se em uma perseguição intensa por um grupo de fanáticos fundamentalistas que querem matá-la — já que opõem-se a tecnologia de realidade virtual utilizada pelos jogos e a consequente desumanização dos jogadores.

Em fuga, os dois devem encarar os perigos do mundo real e do mundo virtual — haja visto que o jogo pode esconder referências sobre os perseguidores de Allegra. O jogo por sua vez utiliza “bio-consoles”, que são ligados diretamente a espinha do jogador através de uma conexão umbilical — reforçando a ideia de que o videogame faz parte do jogador e que este faz parte do jogo.

O filme é uma típica obra do diretor David Cronenberg, ou seja, uma trama envolvente, repleta de reviravoltas e muitas cenas repugnantes. Muitos comparam, erroneamente, a película com a franquia Matrix, entretanto os filmes apresentam apenas alguns temas em comum e foram lançados na mesma época, sendo que eXistenZ chegou aso cinemas alguns meses antes de Matrix.

Gamer

(2009)

No futuro o sistema carcerário mudou bastante, bem como os video games. Uma nova plataforma de jogos com ambiente online é a maior sensação entre os jovens do mundo inteiro. A cada semana, milhões de jogadores se conectam aos servidores de Slayers (nome do novo MMOFPS) para jogar com os condenados, que lutam para sobreviver como se fossem personagens virtuais em um jogo.

Kable é o melhor lutador do jogo, e é manipulado por Simon — um adolescente que comanda o prisioneiro como um simples personagem. No entanto, um grupo de rebeldes pretende acabar com esse sistema cruel, e Kable é a peça chave para a vitória contra o estabelecimento.

Tron – Uma Odisseia Eletrônica

(Tron, 1982)

Um dos primeiros e melhores filmes inspirados na indústria dos video games. Tron não apenas trouxe para as telas a cultura “gamer” que proliferava nas masmorras de Arcade da década de 1980 (antes do crash), mas também revolucionou a própria indústria cinematográfica introduzindo os efeitos visuais gerados por computador, fato que na época foi desaprovado pela Academia, que negou o Oscar de efeitos especiais por considerar que o uso de computadores era uma “trapaça”.

Para quem não conhece o clássico, o filme acompanha a saga de Kevin Flynn (Jeff Bridges) — programador da empresa ENCOM que utiliza suas horas vagas para criar jogos de video game. Ed Dillinger, outro engenheiro de software, trapaceia Flynn bloqueando o seu acesso ao servidor e roupando todas suas criações. Dillinger apresenta os programas de Flynn como se fossem seus e por conta disso é promovido.

Flynn (demitido por Dillinger) acaba relegado a uma casa de fliperamas. Desde então o programador tenta hackear o servidor da ENCOM atrás de provas que condenem a trapaça de Dillinger. Entretanto o executivo da ENCOM tomou as devidas precauções, instalando o MPC (Master Control Program), uma espécie de antivírus que protege o servidor e os arquivos pessoais de Dillinger.

Com a ajuda de velhos companheiros que ainda trabalham na empresa, Flynn ganha acesso a um terminal dentro da própria ENCOM, permitindo assim que ele libere o seu programa, Clu, que irá vasculhar o computador atrás das informações necessárias. Entretanto o MPC descobre a infiltração de Flynn e, utilizando-se de um laser experimental, transporta o programador para dentro do mundo virtual.

O flime se transformou em um ícone da cultura gamer e a sua continuação deve chegar aos cinemas em 2010, agora com efeitos de altíssima qualidade, com direito a estreia nas salas IMAX.

Menção honrosa:

  • Hackers - o filme que só é lembrando por contar com a exuberante Angelina Jolie também mostra algumas cenas de jogos, incluindo um protótipo de WipeOut e as presenças ilustres da logo do PlayStation, da Nintendo Powerglove e do Atari Virtuality SU2000.

  • Futurama – depois de Os Simpsons, Matt Groening criou Futurama, série na qual pode dar vazão a todo seu espirito nerd. Um episódio específico é dedicado quase que exclusivamente aos videogames enquanto que referencias aos jogos são feitos em quase todos os outros episódios da animação.

  • O Grande Dragão Branco – só tem uma cena, mas mostra que o Van Damme “chuta traseiros” até nos video games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário