terça-feira, 9 de março de 2010

Saiba o que há de melhor no DSiWare e nos minis!

Quem conta com um PlayStation 3, Xbox 360 ou Nintendo Wii provavelmente notou que diversos jogos distribuídos via download podem trazer muita diversão e que esta moda está se popularizando cada vez mais. A acessibilidade para nós, brasileiros, também tem tudo para ficar ainda melhor.

Mas, além dos PCs e dos consoles de mesa, você também pode adquirir alguns jogos realmente interessantes por download diretamente de seus portáteis. Incrível, não é mesmo? Pois é. O Nintendo DSi e o PlayStation Portable não ficaram de fora desta mania dos downloads e mostram seus pequenos poderosos.

Para ajudá-lo, novamente, a escolher os melhores títulos disponíveis, o Baixaki Jogos resolveu elaborar uma breve lista com alguns dos melhores e maiores sucessos dos minis (PSP) e DSiWare (DSi). O que já era prático se tornou ainda mais agradável, e tudo por um preço que também é muito atraente — os jogos não passam de 10 dólares.

Sem mais delongas, confira nossa seleção!

minis gigantes!
Pequenos jogos, muita diversão

Com a chegada dos minis, a Sony visava, inicialmente, combater a lendária AppStore da Apple, lançando diversos títulos na PSN que também estavam disponíveis no serviço. A proposta era praticamente a mesma: pequenos jogos por preços também pequeninos. Usuários do PSPgo, PSP e, posteriormente, PS3 não viam a hora disso se tornar realidade.

Entretanto, a ESRB, famoso órgão de classificação etária, acabou prejudicando um pouco a dona do PlayStation. Os selos da ESRB foram obrigados a aparecer em cada um dos minis, e os desenvolvedores têm de pagar pelo serviço do órgão. Sendo assim, os preços acabam saindo um pouco mais caros que os da AppStore.

Mesmo assim, a Sony não deixou barato — em todos os sentidos. Logo, diversos títulos de qualidade inundaram o console. Tudo isso sem ultrapassar a marca de 10 dólares. Ação, aventura, puzzle e diversos outros gêneros se tornaram disponíveis para quem tem um PSP e deseja baixar, rapidamente, qualquer um dos mais de 40 títulos que pesam menos que 100 MB.

Mas quais são os jogos quentes? Vamos ver!

Blast Off

Se você tem facilidade para viciar em jogos, então tome cuidado com Blast Off. Esse exclusivo da Sony traz uma proposta bem simples, mas altamente cativante. O jogador controla uma espaçonave que deve chegar até um determinado portal. Para isso, basta pressionar o X para acionar os propulsores e controlar sua nave com o analógico. Na teoria, parece simples, mas existem vários obstáculos que tornam o jogo ainda mais intenso. O título traz rankings e várias dificuldades. Essencial para quem gosta de ação ao estilo clássico.

Hero of Sparta

Não, Kratos não é o herói deste game. Aqui, você controla um cara que parece ter saído diretamente do filme 300 e deve eliminar qualquer um que apareça em sua frente durante a campanha de cinco horas oferecida pelo game. Assim como em God of War, você utiliza os botões quadrado e triângulo para atacar. Uma fórmula boa e conhecida, mas infelizmente o jogo ainda conta com alguns bugs intensos — que prometem ser corrigidos em breve. Há também uma versão para iPhone e iPod Touch.

Tetris

Sim, o bom e velho Tetris está entre os melhores minis. Afinal, é a primeira vez que o jogo chega ao PlayStation Portable, e muitos usuários já esperavam por isso há um bom tempo. E a jogabilidade? Obviamente, nada mudou em relação à versão original. Entretanto, existem algumas pequenas diferenças no game, como visuais mais coloridos, uma trilha sonora remixada e novas dificuldades. O único problema é o preço: Tetris é o jogo mais caro do serviço, saindo por US$ 9,99.

Fieldrunners

Quem gosta do gênero Tower Defense não pode deixar de conferir Fieldrunners, famoso game que já estava disponível na AppStore. Eleito por muitos como um dos melhores jogos do serviço minis, o título traz a tradicional fórmula do gênero e ainda adiciona algumas possibilidades bacanas, como o zoom, por exemplo. Entretanto, o mais interessante é longevidade do título, capaz de prender o jogador por horas a fio e por um preço bacana.

Brainpipe

Este é, com certeza, um dos jogos mais malucos que já vimos. É difícil descrever Brainpipe, mas imagine uma viagem em alta velocidade por túneis repletos de luzes e objetos brilhantes. O jogador deve simplesmente utilizar o analógico para movimentar-se entre os obstáculos e pressionar o botão X quando quiser diminuir a velocidade. Brainpipe também é viciante, exigindo uma boa coordenação do jogador. Confira o vídeo abaixo e tenha uma noção do quão louco é o game:

Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

  • Mahjongg Artifacts: 2

  • Vempire

  • Dracula: Undead Awakening

A Nintendo e seus pequeninos
É Nintendo em qualquer tamanho

DSiWare, como o nome indica, é um serviço exclusivo para quem possui um DSi, a nova versão do portátil de duas telas da Nintendo. Sendo assim, quem está com um DS normal ficou na mão — com o perdão do trocadilho. Assim como o Wii Ware, o serviço do DSi permite que os jogadores baixem jogos e também aplicativos para seus portáteis. Sem dúvidas, uma opção excelente e muito prática.

Novamente, o preço não passa dos 10 dólares, mas aqui existem alguns jogos e aplicativos gratuitos para você se divertir. Há uma grande variedade de games, boa parte desenvolvida pela própria Nintendo. Grandes desenvolvedoras, como Ubisoft, Gameloft, PopCap e EA também disponibilizam seus pequenos títulos.

Mas quais são os jogos quentes? Vamos ver!

Dark Void Zero

O velho-novo game de aventura é baseado no não tão agradável Dark Void. Entretanto, ao contrário de sua versão mais parruda, Dark Void Zero agrada em todos os sentidos. A Capcom decidiu adotar a essência dos jogos 8-bits mais uma vez — algo que já conferimos em Mega Man 9 — e criou um título de qualidade. O jogador enfrenta diversos inimigos, possui um jetpack e acompanha vários ambientes distintos. Tudo no estilo Nintendinho.

Dr. Mario Express

O famoso “Tetris vitaminado” retorna aos consoles da Nintendo, desta vez em uma versão mais light — mas, ainda assim, extremamente cativante. Não existem muitas diferenças em relação à versão original. Entretanto, como se pode imaginar, a Nintendo trouxe a mesma fórmula sob gráficos revigorados e uma jogabilidade que se adapta às funções exclusivas do Nintendo DSi.


Doutor Mario retorna com tudo!

WarioWare: Snapped!

Quando se trata de Wario, podemos ter certeza que a diversão e o humor peculiar do comedor de alhos estão envolvidos. Aqui, não é diferente. Assim como boa parte dos jogos estrelados pelo bigodudo de nariz vermelho, a base são os minigames. Entretanto, há um toque especial nesta versão: a câmera do DSi. Muitos dos pequenos desafios exigem que o jogador faça alguns movimentos que são capturados pelas lentes. Ou seja, diversão e muitos micos!

Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again

A série já é famosa para os donos dos games da Nintendo, mas, desta vez, a Big-N realmente presenteou os usuários. São mais de 40 níveis por menos de 10 dólares e, de quebra, você ainda leva a Construction Zone. A fórmula continua a mesma: diversos puzzles e alguns elementos de plataforma. Quem já jogou os jogos antigos da série, não deve hesitar na compra deste excelente jogo para DSiWare.

Bird & Beans

Um dos jogos mais baratos do DSi também é um dos favoritos do público hardcore. Birds & Beans é um título de ação que oferece uma jogabilidade no estilo clássico. Por apenas 200 Nintendo Points (US$ 2), você baixa uma aventura frenética, divertida e totalmente indicada para quem viveu a era dourada dos games.

Download em segundo plano (jogos que também merecem atenção)

  • Art Style: PICTOBITS

  • Nintendo DSi Browser

  • Real Soccer 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário