sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Previa de : APB xbox 360

Muito mais do que apenas tiroteios e gangues. Celebridades importam!

Recentemente temos abordado vários jogos que tentam limitar o escopo de suas propostas para facilitar o acesso e o apelo junto ao público. No entanto, nem todos na indústria de games pensam assim. É o caso de APB (All Points Bulletin), que possui uma abrangência enorme, de forma a atrair os mais diversos tipos de jogadores. Mas será que essa diversidade pode fazer com que os desenvolvedores percam o foco?

MMO ou não?

Que pose, ein?Desde seu anúncio, APB foi promovido como um game de ação multiplayer online para muitos jogadores simultâneos. Porém, não parecem faltar elementos mais tradicionais de MMOs que servem para expandir as possibilidades do título e proporcionar aos participantes uma experiência muito além dos simples tiroteios e conflitos entre gangues — elemento central da jogabilidade.

O primeiro passo para isso é um sistema de criação de personagens elaborado, sobre o qual já falamos anteriormente aqui no Baixaki Jogos. Mas a remoção de “grinds” e tarefas repetitivas para evoluir o personagem não significa que formas de progressão estarão ausentes. Muito pelo contrário, já que Dave Jones — o principal responsável pelo projeto — afirma que uma das principais razões para as pessoas continuarem jogando este tipo de título é a possibilidade de serem únicas em seu universo.

Como os servidores de APB comportarão 100.000 jogadores, mas serão divididos em grupos de 100 (estes são os que jogarão juntos e irão compor o mesmo mundo), não é muito difícil fazer isto acontecer. Especialmente se levarmos em consideração a profundidade das opções de personalização existentes, que dão bastante liberdade aos usuários para criar o personagem que desejam.

Mas é claro que os principais elementos de distinção, como acessórios especiais ou carros sensacionais, serão obtidos conforme o jogador avança dentro do game. Afinal de contas, ser uma celebridade é importante neste título — os outros precisam saber quem você é. Nas palavras de Dave Jones, “este é um lugar no qual as pessoas não se importam se são boas ou ruins. O importante é estar bem na foto enquanto realizam suas atividades”.

Assim, todos terão roupas e cortes de cabelo extravagantes, inúmeras tatuagens e muito mais. Progredir no jogo significa tanto melhorar suas habilidades quanto aprimorar seu visual — algo que combina os elementos encontrados em diferentes gêneros de jogos online. E, para mostrar isto aos outros, existem três áreas em cada mundo de jogo: duas para combate e ação em geral e uma onde os jogadores podem socializar.

Personalizável ao extremo

Só carro normalAlém do criador de personagens, o jogo também suporta a criação de músicas. Isso já sabíamos, mas não tínhamos ideia do impacto disso na jogabilidade em si, ou mesmo se seria algo que outros jogadores poderiam incorporar em suas experiências. Mas a resposta é direta: sim, suas criações serão ouvidas por outros usuários, das mais diversas maneiras.

Isto ocorre de diversas maneiras: concertos podem ser organizados no distrito social, onde ocorre a interação pacífica entre os jogadores; um pequeno trecho musical é tocado quando você mata outro jogador; e muito mais que ainda não foi revelado. Certamente algo para ocupar aqueles que se interessam por mais do que apenas a jogabilidade principal.

O cerne

Já falamos brevemente sobre isto anteriormente, mas não custa relembrar. APB é dividido entre duas facções: Criminals e Enforcers (algo que pode ser traduzido livremente como criminosos e seguranças, respectivamente). Os primeiros são os já conhecidos bandidos, que pegam o que querem na hora que querem. Já o segundo grupo não é uma força policial tradicional, e sim justiceiros que foram convocados pela cidade para manter a ordem.

Dentro de cada uma dessas facções principais existem dois grupos menores distintos, cada um com suas características e peculiaridades. Seus objetivos, porém, são os mesmos, dependendo apenas da facção principal à qual pertencem. Assim, pode-se dizer que o título retrata um conflito aberto entre os dois lados da lei.

Enquanto muitos fãs de MMOs já podem ter pensado no conflito Horda/Aliança de World of Warcraft, a equipe de desenvolvimento de APB é rápida para refutar muitas similaridades com o gigante do mercado. Segundo vários integrantes do time, este título tem muito mais em comum com Counter-Strike ou Quake do que com a jogabilidade mais tranquila encontrada em MMORPGs.

Outros pensam que será um GTA com 100 jogadores. Dave Jones também recusa esta definição, dizendo que não se trata de um “free-for-all” onde todos querem matar todos, mas sim de um conflito que depende de diversos fatores — é preciso que os antagonistas estejam em uma mesma missão para poderem se trucidar mutuamente.

Estas missões são obtidas através de contatos, NPCs que disponibilizam algumas tarefas. Além delas, é possível também agir por conta própria: seja roubando lojas, carros ou o que for como um Criminal; ou indo atrás deste tipo de gentalha sendo um Enforcer. Existe bastante dinâmica de jogo dentro dos sistemas para permitir que o próprio game coloque jogadores de nível similar contra oponentes equilibrados.

Alguns elementos já tradicionais de jogos de tiro em primeira pessoa estão ausentes, no entanto. Não existe dano localizado, por exemplo, o que significa que acertar alguém no pé ou na cabeça causa a mesma quantidade de dano. Esta é uma decisão de design do jogo, e não deve ser alterada a menos que haja uma demanda maciça por parte dos usuários, futuramente.

Os punks dominaram o mundo?

Existem vários sistemas de rankings, que vão desde notoriedade até o nível de ameaça de cada indivíduo para a sociedade. Estes sistemas são os responsáveis por criar lendas e tornar certos jogadores mais conhecidos — algo que, como já mencionamos, é vital para a experiência de jogo em APB.

Existe ainda muito mais que está sendo discutido para implementação no game, já que a equipe de desenvolvimento ainda está aberta a novas ideias e à experimentação com outros elementos. Assim, poderíamos falar até amanhã sobre o que eles gostariam de ver dentro do título. Entretanto, realistas que somos, preferimos aguardar mais um pouco para ver as ideias concretizadas digitalmente.

APB deve sair ainda no início deste ano — vale lembrar que já estamos em 2010! — com previsão em torno do mês de março, então fique de olho.

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