sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Previa de Super Street Fighter IV ps3

Novos personagens, novos cenários e o mesmo estilo retrô.


A prova da existência de Super Street Fighter IV caiu na mídia meio que por acaso. Entretanto, após a versão alemã da revista GamePro publicar uma foto de Yoshinori Ono à frente do que parecia ser Street Fighter IV com a inusitada adição de T. Hawk (Super Street Fighter II), a Capcom se viu obrigada a assinar embaixo com um site oficial. Entretanto, logo em seguida, outras perguntas começaram a pipocar.

Exatamente quantos personagens novos serão incluídos? O que mais a Capcom vai tirar do baú empoeirado dos primeiros Street Fighter IV? E por fim, mas não menos importante, quanto seria necessário pagar por um jogo que bem poderia ser apenas uma expansão — ao menos pelos padrões atuais? Quer dizer, ouve uma época em que era costume ganhar mais alguns tostões com sequências que agregavam muito pouca coisa... Mas isso hoje desce meio quadrado.

Bem, aos poucos as perguntas finalmente vão sendo respondidas. Em primeiro lugar, segundo uma imprecisa declaração da Capcom, “aproximadamente” oito personagens “inéditos” devem dar as caras em Super Street Fighter IV. Entre eles, o notável retorno de T. Hawk e Dee Jay, após um bom tempo de geladeira.


Também é sabido no momento que, embora SSF IV deva mesmo sair como um título à parte, o preço deve ficar em algum lugar entre o de um jogo completo e de um conteúdo para download inflamado. Existem ainda promessas de certo bônus para quem adquiriu SF IV, embora também isso ainda flutue em especulações. Mas vamos ao que existe de realmente novo aqui.

“Novos” personagens

Embora “aproximadamente” oito novo personagens tenham sido prometidos, sabe-se hoje que estes serão compostos principalmente por personagens já bastante conhecidos de fãs da série — o que é ótimo, é claro. Conforme já mencionado, o gigante T. Hawk e capoeirista Dee Jay — com maracas e tudo o mais, espera-se — finalmente retornam para a série. Aparentemente, os planos iniciais colocavam ambos no rol de SF IV, o que, é claro, acabou não acontecendo.

Cody, daquele jogo... como é o nome mesmo?Também outros personagens foram confirmados. Entre eles, Adon, personagem que debutou no obscuro Street Fighter — pois é, a contagem não começou no 2. Para quem não conhece, trata-se de um Sagat um pouco mais rápido e com menos esteroides. O estilo é praticamente o mesmo: muaitai, com cotovelos e joelhos voando pra todo o lado.

Também foram confirmados também dois remanescentes da finada série Final Fight, Cody e Guy, além da inclusão da nova personagem — essa realmente nova — chinesa, Juri, com um estilo que lembra fortemente o Taekwondo.

No mais, todos os personagens terão agora três trajes disponíveis — os disponíveis por download no primeiro jogo, acrescidos de outros inteiramente novos — e também dois “ultra combos”, cuja semelhança em termos de estilo com Street Fighter III: Third Strike é realmente gritante.

Quebrando carros e destroçando barris

Quem é fã de carteirinha de SF II provavelmente deve ter se perguntando quando SF IV foi lançado: “onde foi parar o sedan que eu destroçava com shoryukens em SF 2?”. Afinal, se a ideia era levar Street Fighter de volta às suas origens, as fases bônus deveriam estar presentes. Mas isso, é claro, não aconteceu.

Aparentemente, Yoshinori Ono, por acreditar que os jogadores estariam menos interessados em questões de “pontos”, resolveu canalizar as atenções apenas na jogabilidade — não que alguém realmente desossasse o bom e velho sedan por qualquer motivo que não fosse simplesmente o de destruir alguma coisa. Mas esse lapso foi corrigido agora. Dessa forma, volta o inconfundível sedan estilo Lexus, juntamente com os barris que despencavam de esteiras em SF 2.


Novos modos online

Para quem reclamava da falta de possibilidades online em SF IV — notadamente, da falta de um campeonato online autêntico —, outra boa notícia. SSF IV traz alguns modos adicionais. Entre eles, Team Battle, onde será possível formar equipes de até quatro jogadores. Já em Endless Battle, um ganhador terá que confrontar um grupo rotativo de jogadores.

E o melhor? Finalmente será possível gravar todas as lutas e rever tudo depois utilizando o Replay Channel. Uma boa oportunidade de apreender técnicas de alguns dos melhores — e mais fanáticos — jogadores através do globo; basta baixar a luta do sujeito, e esmiuçar a técnica. Simples e objetivo.

Um novo pacote de viagens

Embora o conjunto de cenários de SF IV não fosse nada menos que satisfatório, a Capcom parece particularmente inclinada a expandir ainda mais as clássicas locações estereotipadas ao redor do globo. Foram anunciados até o momento: Índia, Coréia, África (região de savanas) e uma zona de construção. Entretanto, novamente, não haverá qualquer ligação entre os cenários e os personagens — coisa que acontecia nos primeiros títulos da série.

Afora isso, existe ainda um considerável apelo para quem sejam incluídas arenas clássicas de SF II. Embora a Capcom não negue a possibilidade — que tal voltar a lutar no cais do Ken ou a frente da inexplicável estátua do Sagat? —, nada foi confirmado até o momento. De qualquer forma, você certamente pode esperar o mesmo dinamismo reativo dos cenários de SF IV, como hipopótamos que saem de um riacho motivados por um combate particularmente ferrenho.

Prepare-se para novas viagens estereotipadas ao redor do Mundo

A trilha sonora permanece ainda um mistério. Entretanto, sabe-se no momento que o pop-rock singular da banda Exile não estará mais presente. Mas, convenhamos, seja lá o que venha, provavelmente será bem melhor.

Street Fighter doméstico

Embora soe quase como uma heresia, aparentemente SSF IV deve ser o primeiro SF a se evadir dos arcades, nicho mais que característico da série. Não que talvez não tenham pesado alguns argumentos apontando para a facilidade de se adaptar as cabines de SF IV e tal. Mas a Capcom, até o momento, tem se mostrado realmente irredutível nesse ponto. E o pior: mesmo o lançamento para PC ainda é terrivelmente reticente.

Por fim, DLC (conteúdo para download) ou não, a preço de banana ou não, que venha Super Street Fighter IV. Afinal, com os acréscimos de Dee Jay e T. Hawk — completando assim a trupe de SF 2 —, com a volta das inesquecíveis fases bônus e, finalmente, com um tratamento muito mais interessante dos ambientes online, é de se esperar que nenhum fã da série fique assim tão amuado em ter que gastar mais alguns tostões.

Super Street Fighter IV tem lançamento programado para dia 23 de março de 2010. Aguarde novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário