segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

BioShock 2 Desenvolvedor:2K Marin Distribuidor:2K Games Gênero:Tiro em primeira pessoa - FPS Lançamento: 09 de fevereiro de 2010 Faixa etária:Inadequa

BioShock 2 realmente tem tudo para ser uma sequência à altura do primeiro título da 2K. Sim, um dos maiores chamarizes agora vem na forma do novo modo multiplayer, que realmente tem potencial. Entretanto, o empenho maior da desenvolvedora ainda parece focado na história absolutamente intrincada e cheia de reviravoltas que deve acompanhar o seu papel como Big Daddy.Caso você tenha conferido o primero jogo, já deve saber que as coisas estão bastante diferentes em relação ao primeiro título. Afinal, dez anos se passaram, e a utopia original de Andrew Ryan parece ainda mais distante.Em primeiro lugar, porque foi por água abaixo a concepção original da cidade submarina. Em vez de reduto para experimentos científicos controversos — do tipo que dificilmente seria aceito na superfície —, a nova líder da cidade, Sofia Lamb, prefere uma concepção mais religiosa. Juntamente com o Simon Wales e sua infecta igreja, Sofia pretende criar algo como uma Rapture Marxista (por falta de definição melhor).
Bem, eis que agora novas informações aparecem sobre a perturbadora trama que deve animar as coisas em BioShock 2. Mas, como de costume, vai o bom e velho aviso: como esta prévia trata exclusivamente das características do modo single player, a possibilidade de você encontrar spoilers é considerável. Dessa forma, avance com cuidado.Eu, Big DaddyConforme você já deve saber muito bem a essa altura, sob o seu controle não estará mais um sujeito anônimo que, por acaso, topou com uma ponta de Rapture flutuando no meio do oceano. Em vez disso, você encarnará agora um portentoso Big Daddy — aqueles sujeitos enormes que trajavam escafandros e tinham o péssimo costume de perfurar tudo o que aparecesse pela frente no primeiro jogo.Durante a parte recentemente divulgada da nova história de Rapture, você descobrirá que, novamente, a Dra. Tennenbaum cumprirá um papel importante na trama — você também descobrirá que, após dez anos, ela mantém a mesma grosseria habitual. Logo após ser novamente trazido à consciência pela Dra., você será apresentado à sua nova condição.
Você é agora um Big Daddy. Mas nada de controlar um brutamontes descerebrado: o seu livre arbítrio foi inteiramente devolvido — juntamente com a sua velocidade original. No mais, a Dra. Tennenbaum ainda precisa da sua ajuda para uma série de missões, sendo que uma boa parte delas vai enviá-lo para partes nunca vistas de Rapture. A primeira missão: encontrá-la dentro do bom e velho terminal de trens.Um dos locais para os quais você será enviado em missão é o SPA Adonis Luxury Resort, um local que, evidentemente, já teve melhores dias. Um dos maiores contratempos aqui vem na forma de velhos conhecidos de quem jogou o primeiro jogo: os splicers. Mas não se preocupe. Embora eles ainda sejam capazes de tomar algum tempo, o desafio aqui passa longe do que se podia encontrar no início do primeiro Bioshock — mas eles aparecem em grande número, então é bom tomar cuidado.Mas, quando se trata de inimigo, um dos pontos centrais agora são mesmo as novas Big Sisters. De forma resumida, trata-se de Little Sisters que, de alguma forma, assumiram o controle de uma armadura de Big Daddy. Recentemente foi revelado que elas assumirão em Bioshock 2 o papel de chefes — sendo que, uma em particular, pode causar problemas diversas vezes ao longo da trama....Também um tutorialA bem da verdade, a primeira parte do jogo traz uma espécie de tutorial camuflado. Trata-se de uma boa oportunidade para saber como, exatamente, as coisas funcionam quando se está no controle de um Big Daddy. Você será apresentado às mecânicas básicas de jogo, e também conhecerá uma parte das novas armas disponíveis ao escafandrista — contando, é claro, com a emblemática furadeira.Entre as novas armas que você terá acesso, aparecem as armadilhas de rebites. Trata-se, essencialmente, de uma arma sensível à proximidade, que podem ser deixadas para trás como prevenção. As armadilhas são também um elemento-chave quando você resolve fazer com que uma Little Sister recolha ADAM de cadáveres — algo que, como se sabe, chama bastante atenção.Outra novidade apresentada pelo tutorial são os novos minigames que dão as caras sempre que você tentar “hackear” algo dentro da cidade. Para tanto, você utilizará uma espécie de dardo que, uma vez selecionado, iniciará a nova interface do minigame.Os minigames sofreram algumas alterações a partir da fórmula original do primeiro jogo. Por exemplo, agora será necessário apertar alguns botões no tempo correto. Você precisará parar uma agulha que se move de lado a lado em cima de um caminho verde ou de outro azul. Caso você pare a agulha sobre um caminho azul, o jogo disponibilizará certos bônus — que dependem inteiramente do tipo de mecanismo que você estiver tentando “hackear”. Entre as possibilidades, pode surgir um item extra de uma máquina de vendas, ou ainda danos maiores nos robôs de segurança.Diários de RaptureDe uma forma semelhante ao que acontecia em Dead Space, BioShock 2 contará muito da sua história a partir de gravações deixadas aqui e ali pelo moradores de Rapture que decidiram (por algum motivo) guardar suas experiências diárias para a posteridade. Embora boa parte das faixas de áudio recolhidas tragam trechos sem importância óbvia do cotidiano de funcionários da cidade — o que com certeza dá um colorido a mais para a trama —, algumas faixas certamente vão apimentar um pouco a história.Entre os trechos particularmente perturbadores (spoiler adiante), você vai acabar conhecendo uma menina que se chama Eleanor. Trata-se da Little Sister que originalmente estava designada para o seu Big Daddy! Ela se comunicará com você através de visões, trazendo informações importantes bem como itens úteis. Com o tempo, ficará completamente óbvio que a ideia da Little Sister é mesmo conduzi-lo para fora de Rapture.Boa parte das informações colhidas dessa forma através do jogo vai levantar ainda mais questões. Por exemplo, você descobrirá que o sobrenome de Eleanor é Lamb. Não por acaso, trata-se do sobrenome da nova líder de Rapture, Sofia Lamb. Para completar as interrogações sobre a sua cabeça, você ainda descobre que Eleanor desperta uma espécie de fixação mórbida por parte dos moradores de Rapture.Uma Rapture decadente... Mas ainda mais bela!Sem meias palavras: os visuais da Rapture decadente de Bioshock 2 apresentam um “upgrade” inegável em relação ao primeiro jogo. Isso acontece graças a um casamento perfeito entre tecnologia de ponta e uma ótima direção artística por parte da 2K. Você verá agora uma verdadeira miríade de detalhes, todos trazendo ainda um ótimo efeito de sombreamento e água.No mais, embora a sua visão de Rapture não mude muito no papel de um Big Daddy, novos efeitos especiais dão as caras quando você comanda uma Little Sister para colher ADAM de um cadáver. A propósito, a maior parte dos efeitos especiais aparece agora totalmente renovada — inclusive para a utilização das suas armas características, como a furadeira e também os plasmids.
Mas não são apenas os gráficos que parecem ter passado por uma considerável reconstrução. Também as faixas de áudio estão agora muito mais sombrias e, de maneira geral, muito mais realistas. E isso vai desde o som ambiente — sempre intercalado por perturbadores momentos de silêncio absoluto — até as músicas, todas com um inconfundível tom de desolação. Realmente ótimo.Enfim, faltando apenas alguns meses para o lançamento oficial de BioShock 2, é bom saber que a 2K não descansou em serviço — como faz boa parte das publicadoras de títulos consagrados. Bioshock 2 parece trazer upgrades em todos os aspectos, com uma história ainda mais envolvente, gráficos (e áudio) polidos à exaustão e, é claro, novas possibilidades multiplayer.BioShock 2 tem lançamento previsto para dia 9 de fevereiro. Fique ligado em novidades!

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