segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Split/Second xbox 360

Jogos de corrida também podem ser cinematográficos.

Você provavelmente deve se lembrar de Pure, um grande sucesso da Black Rock Studios distribuído pela Disney. E, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de um título com temática infantil. Mesmo sem conter sangue, violência ou cenas pesadas, Pure trazia um clima totalmente radical, graças às suas corridas intensas envolvendo os famosos veículos ATV — espécie de quadriciclo para qualquer terreno. O jogo foi a prova de que a Disney é uma companhia realmente versátil, conquistando boa parte do público hardcore e casual dos games.

Agora, a mesma desenvolvedora aposta em um novo game de corrida, com uma temática um pouco diferente. Imagine um “reality show” em que as estrelas são os carros poderosíssimos e a casa é uma gigantesca cidade repleta de armadilhas. Interessante, não? Sem dúvidas. O melhor de tudo é que isso estará presente em Split/Second.

Certamente, nós já notamos diversos games cinematográficos. Como exemplos, temos o lendário Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, Uncharted 2: Among Thieves e Brütal Legend. Mas, quando o assunto é corrida, dificilmente esta relação “jogos/cinema” consegue se concretizar. Parece que, finalmente, teremos a sensação de estarmos jogando um filme, graças à Split/Second. Prepare-se.


Luz, câmera e explosão!

Bem, se você acompanha o Baixaki Jogos, já deve conhecer bastante sobre o novo game da Black Rock Studios. Felizmente, a companhia não para de liberar mais informações sobre o título, deixando-nos ainda mais ansiosos pelo seu lançamento. O jogo chegará às lojas em maio de 2010 e, durante este tempo, é bem provável que Split/Second se torne ainda mais polido.

Desta vez, a companhia lançou informações envolvendo alguns elementos peculiares da jogabilidade, assim como outras novidades muito interessantes. Conforme mencionamos, Split/Second está cada vez mais polido. E, quando falamos em polido, também estamos falando de gráficos melhores. Por incrível que pareça, o visual do game está ainda melhor em comparação à versão disponibilizada durante a Electronic Entertainment Expo (E3) de 2009.

“Nós não queremos ter os só os melhores efeitos visuais dos games de corridas; nós queremos ter os melhores efeitos visuais de qualquer gênero”, é o que diz Nick Baynes, o diretor do game na Black Rock Studios. Pode parecer ousado, mas Baynes tem motivos de sobra para argumentar. Partículas dinâmicas, sombras e fumaça em tempo real e técnicas avançadas de renderização são apenas alguns dos elementos que reforçam a frase do diretor.

Mas, você deve estar pensando: “Eu vou correr tão rápido que nem vou perceber estes efeitos!”. Negativo. São pequenos detalhes como estes que formam o pacote completo do game. Você pode não perceber todas as minúcias proporcionadas pelo motor gráfico, mas elas certamente fazem a diferença, deixando o jogo mais atraente e cativante. Um verdadeiro show.

Explosões e efeitos de cair o queixo

Falando em show, a desenvolvedora parece ter se inspirado, e muito, nos grandes sucessos do cinema. O termo “reality show” definitivamente não está relacionado ao game por acaso. A equipe inseriu uma série de elementos que parecem ter vindos diretamente das telonas, incluindo manobras completamente insanas, explosões espetaculares e um ritmo alucinante.

Os incríveis Power Plays

Sendo assim, pode-se dizer que Split/Second é um jogo de corrida no estilo arcade, no qual saltos, “drifts” e ultrapassagens perigosas fornecem habilidades ao jogador. Mas quais são estas habilidades? Ao contrário do que se pode imaginar, não se trata de nitros, mísseis ou qualquer outra arma equipada automaticamente aos veículos. Em vez disso, você adquire um Power Play.

Power Play são eventos dramáticos que podem eliminar outros corredores ou criar atalhos para o jogador que utilizá-lo. Ao desfrutar deste recurso, você presenciará aviões desempenhando voos rasantes, torres gigantescas em queda e cruzeiros gigantescos caindo na pista. Tudo isso enquanto as corridas acontecem. Em suma, os Power Plays são como uma ajudinha do produtor do “reality show”, o que resulta em armadilhas com um alto nível de impacto visual — e físico, no caso das vítimas. É óbvio que estes eventos alterarão o percurso, o que proporciona uma volta diferente da outra nas corridas. Basta observar os vídeos para ter uma noção do que será o show nas pistas.

A culpa é do Power Play!A cidade fictícia que hospedará as corridas de Split/Second ainda não possui um nome, entretanto, a companhia revelou que o local terá cerca de 20 quilômetros quadrados. O ambiente será dividido em aeroportos, portos e diversos outros setores, incluindo uma espécie de centro comercial com direito à arranha-céus e muito mais. Mas o jogo não será no estilo “mundo aberto”.

O título é como um show com 24 capítulos diferentes, cada um com algumas corridas. Vale ressaltar que, como se trata de um “reality show”, temos uma cidade construída especialmente para o programa. Isso faz com que o título compartilhe semelhanças com o filme Corrida Mortal (Death Race), de 2008, mas sem os elementos fatais — por se tratar de um jogo da Disney.

Nemesis em um jogo de corrida? Quase isso

Todo show conta com um apresentador, não é mesmo? Não exatamente. Em Split/Second, não há nenhum anfitrião empolgado narrando e comentando sobre cada volta. Mas, para compensar, o jogo obriga você a chegar entre os três primeiros lugares para avançar ao próximo episódio — quem sabe, assim, você consegue uma entrevista ou até uma vaga na produção do programa.

O bacana é que no final de cada episódio é exibida uma espécie de trailer revelando um pouco sobre a próxima etapa do show. É durante estes clipes que você, também, confere qual será o próximo Power Play a ser desbloqueado. Como se pode imaginar, os eventos se tornam cada vez mais intensos e avassaladores conforme você progride.

Quem fez isso?

Split/Second também traz outro tipo de evento, nomeado Nemesis — não, nenhum monstrengo gigante virá correndo atrás de você, como ocorre em Resident Evil (mas isto não seria nada mal). Trata-se de um evento que parece ter sido inspirado em uma das maiores cenas de perseguição do cinema, na qual o pequeno John Connor quase vira panqueca em Exterminador do Futuro 2.

Neste modo, o jogador tem de desviar de barris explosivos que são lançados por um caminhão gigantesco. Existem dois tipos de barris: vermelhos e azuis. A primeira cor matará o jogador instantaneamente, enquanto a segunda penalizará o jogador tirando alguns segundos de seu contador. Para piorar, ainda existem oponentes que tentam acabar com sua raça. Uma boa dica é manter o foco nos barris, pois, assim, você receberá bonificações — ou seja, mais tempo para sua corrida.

Diversão até com a tela dividida

A Black Rock Studios parece mesmo estar dando o sangue pelo jogo. Se você acha que já viu bastante, saiba que a companhia diz que possui diversas localidades e modos de jogo que ainda não foram revelados. Além disso, a desenvolvedora está trabalhando duro no game, analisando o feedback dos testers e do pessoal da imprensa especializada.

Outro fator que merece ser destacado é que o time está evitando ao máximo os clichês. Mesmo adotando uma fórmula que possa até parecer familiar, você não encontrará botões de turbo, por exemplo. Mas, em contraparte, o jogador terá a chance de obter novos veículos e adesivos para personalização conforme progride no game. O sistema de conquistas é inteiramente centrado nos Power Plays, o que alimenta o ponto principal do game.

Finalmente, split-screenComo temos um jogo no formato de episódios, é bem provável que a Black Rock Studios lance mais conteúdo com o passar do tempo. Entretanto, a companhia ainda não comentou nada sobre o assunto, dizendo que “ainda não estão pensando tão à frente”. Falando em recursos online, o multiplayer já está confirmado, suportando até 8 jogadores via internet. O jogo também terá split-screen para duas pessoas — esperamos que a Criterion, de Burnout Paradise, olhe e aprenda com esta lição.

Sem dúvidas, o time responsável por Pure também está fazendo um belo trabalho com Split/Second. Tudo indica que teremos um jogo completamente intenso, que exalta a adrenalina das corridas, adicionando boas doses de elementos fantasiosos e muita, mas muita explosão. O game que parece ter vindo diretamente de Hollywood será lançado para PlayStation 3, PC e Xbox 360 no próximo mês de maio. Fique ligado para mais informações aqui no nosso blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário