segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Halo: Reach xbox 360

Os Covenants atacam o planeta Reach e você é a única salvação!

Muita especulação rolou desde que o nome Halo: Reach apareceu em fóruns pelo mundo todo pela primeira vez, junto com imagens no mínimo suspeitas, borradas e obtidas de uma televisão com auxílio de uma câmera digital.

Nos fóruns oficiais da Microsoft, a situação atingiu um ponto em que qualquer usuário que citasse o nome do projeto seria banido imediatamente. Extremismo ou precaução? De qualquer maneira, tudo vai ficar mais calmo (ao menos para a moderação do site) daqui em diante.

Os “Spartans” reaparecem


Para a alegria dos fãs, este final de semana a Bungie liberou o primeiro trailer contendo cenas de ação e dos personagens, cedendo os primeiros detalhes do que será a introdução à história principal.
Estão em cena os veículos e também armas.


Os Espartanos (agora denominados Spartans III) voltam à cena, com armaduras e formatos já previstos na Halo Encyclopedia. O grupo da vez é chamado de “Team Noble” e briga contra a raça invasora para defender o planeta Reach.

Mas afinal de contas, será este trailer apenas uma visão conceitual da desenvolvedora (exatamente como o trailer da E3 de Halo 3) ou algo perfeitamente representativo do que veremos no produto final?


Elementos reais, qualidade pré-processada...


O visual, desde os primeiros momentos nos quais o jipe se afasta da câmera, dá a entender que a captura de imagem foi feita “in-engine”. Este termo, para os que não acompanharam nosso especial a respeito das CGIs, denota que o vídeo foi pré-processado e não capturado de um video game em tempo real.


Capacete de guerra

É possível afirmar isso pela quase completa ausência do efeito de serrilhados sobre as bordas dos polígonos (Aliasing), e por uma nitidez de imagem que só pode ser obtida por dois fatores: a renderização do conteúdo em altíssima definição (1080p ou acima) para o posterior redimensionamento ou a aplicação de Anti-Aliasing com alta contagem de amostras (acima de 4X), o que é inviável para os consoles atuais.


Mas antes de pensar que nós estamos dizendo que o trailer é pura “mentira”, preste atenção: os elementos utilizados no trailer (tais como os modelos de personagens e veículos, a folhagem das plantas, a iluminação geral e talvez até mesmo os efeitos climáticos, que descreveremos mais abaixo) são exatamente os mesmos que você verá no produto final, rodando no seu console.


Personagens conversando Isto se torna claro quando observamos algumas falhas típicas de conteúdo desenhado com o próprio motor gráfico: em algumas cenas as sombras dos personagens são processadas de forma indevida (a exemplo da saída do espartano, na qual metade de sua sombra está clara, enquanto o resto aparece normalmente) e em outras o efeito de profundidade com desfoque não “cobre” toda a extensão de paredes.

O próprio solo é realmente liso, sem grandes detalhes, sendo coberto apenas pela textura e pelas partículas que flutuam simulando o vento.


Um enorme salto


Independentemente da qualidade de imagem mostrada no trailer, uma coisa é óbvia: Halo: Reach está utilizando um motor gráfico atualizado, que parece bem mais robusto do que o utilizado pelos seus antecessores.


A qualidade dos reflexos na armadura e até mesmo das armas está bem mais alta, acompanhando os incrementos vistos na modelagem dos personagens, dotados de escoriações e vincos na pele, de acordo com a expressão. Sim, é possível enxergar quando a testa da garota, por exemplo, se contrai, formando pequenas dobras.


Helicópteros levantando voo

Rumo a combates épicos


Depois da cena do diálogo, a câmera se abre novamente, revelando (além dos jipes) helicópteros que ganham altitude aos poucos, rumo a uma tempestade elétrica. Quem reparar de perto verá a ponta de uma nave, provavelmente Covenant, pairando bem ao centro das rajadas de luz.


Este é o ponto mais alto do trailer, exibindo mudanças climáticas de ponta e efeitos como raios descendo rapidamente, junto com nuvens tridimensionais e não mais simples pinturas que pairam pelo céu.


Nave sobrevoando Se isto aparecer em tempo real durante as partidas, teremos que “tirar o chapéu” para a Bungie pelo excelente trabalho visual. E pelo visto, este será o jogo com maior escala de combate até o momento, ao menos dentro da franquia.

O toque final é dado pela aparição de um Covenant Elite, abrindo suas mandíbulas exatamente como um Predador (o personagem do filme) sem sua máscara o faria. Mas o que há de mais nisso? A resposta está na animação da boca e também na qualidade da modelagem, que exibe dentes e músculos bucais internos modelados tridimensionalmente, com direito a pulsações sutis.


Beta para os ODSTs


Se você já comprou Halo 3: ODST, alegre-se, pois a cada um dos donos do game será dado o privilégio de testar o modo multiplayer Beta de Halo: Reach, já a partir deste outono, ao menos de acordo com a mensagem mostrada no final do vídeo.


O Twitter oficial da empresa também deixou bem claro que este multiplayer terá uma série de novidades, tanto em termos de recursos quanto de jogabilidade. Agora vamos aguardar para ver exatamente em que ponto da linha do tempo do universo de Halo o título se encaixará. Uma coisa é certa: Reach se passará antes dos eventos do primeiro Halo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário