segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Maestro! Jump in Music ds

Um esquisito pássaro rosa sorridente inova em jogabilidade.

Há muitos jogos musicais rítmicos no mercado e certamente é difícil encontrar ideias diferentes de Guitar Hero. Portanto, devemos valorizar novos conceitos como Maestro! Jump in Music que não só oferece uma experiência de jogabilidade musical como também faz isso com qualidade.

O título exibe um nível de criatividade alto ao escapar do "dedilhamento alienado" por imagens de fácil identificação que jorram na tela em certas franquias. Maestro! Jump in Music é um jogo de plataforma no qual o jogador deve completar uma música ao mesmo tempo em que cuida para que o herói não morra.

Chega de Rock!


Presto é o protagonista principal da história em Maestro!. Ele é uma ave rosa esquisita e sorridente, da qual ninguém sabe direito a espécie, mas certamente é um personagem bem simpático porque nunca tira o sorriso do rosto. Apesar de o enredo estar longe de ser épico, mesmo por ser bem curto, o visual exibe um mundo bem bonito e peculiar onde tudo consegue gerar música. Então, os gráficos são coloridos, ao estilo desenho animado, e ajudam nas risadas.

Cada passarinho amarelo é uma vidaExistem 24 músicas no jogo e seis mundos que separam os ritmos em tipos de cenários diversos, variando entre lugares como o fundo do mar, o espaço sideral e Veneza. Uma vez que o último chefão seja derrotado, os modos de dificuldade Normal e Hard são liberados, como se tudo não passasse de um tutorial ao impedir que o jogador experimentasse maiores desafios. Outras descobertas, após fechar o jogo, é a possibilidade de tocar a melodia completa (em vez de trechos dela) e cantar no microfone do DS para "enlouquecer seus amigos" jeito que os próprios desenvolvedores descreveram esta atração.

A trilha sonora envolve muitos clássicos musicais como a Sinfonia n.° 5 (Beethoven), Sakura Sakura (música tradicional japonesa), Otchi Chornye (música tradicional russa) e Peer Gynt (conhecida como Hall of the Mountain King, de Edvard Grieg e não da banda Savatage). Entre as faixas disponíveis, a mais moderna é dos anos 80, Our House de Madness.

A qualidade do som está agradável, mas ao levar em consideração que sejam MIDIs alguns amantes dos estilos musicais podem ficar ofendidos. De qualquer jeito, o resultado da obra possui um belo ritmo e é uma boa oportunidade para conhecer grandes obras de um modo diferente – um exemplo de educação tangencial.

O princípio da jogabilidade é bem simples, pois o jogador só precisa utilizar a stylus na tela de toque do DS enquanto Presto sai correndo em trajetória reta pelo cenário. Então, o jogador tem apenas duas tarefas: não permitir que o herói morra e completar pelo menos 85% da música para passar de fase.

O pássaro rosa caminhará sob uma corda, da qual ele despenca quando a stylus for passada de cima para baixo. Executar o movimento contrário, passando a stylus de baixo para cima, faz com que o personagem dê um pulo estranho (ele abre as asas enquanto pula de pernas abertas e sorrindo). Ao longo da corda, muitos trechos iluminados aparecem. Estes são os sinais que corda deve ser tocada para criar melodia.

É claro que não são apenas os trechos iluminados das cordas que formam o desafio, pois pode ter várias cordas na tela e também outros elementos geradores de música como frutas, estrelas, algas e coelhos pilotando cenouras voadoras. Portanto, o jogador deve ficar atento a tudo que ocorre na tela para saber se é melhor mandar Presto para cima ou para baixo e tomar cuidado para não deixar nenhum trecho da música passar. A diversão fica por conta da sensação de estar tocando uma boa música.


Este título já teve lançamento oficial na Inglaterra, mas não há informações sobre um lançamento mundial ou pelo menos norte americano (os jogos que chegam ao Brasil costumam ser americanos). O que tudo indica é que a Pastagames está procurando um distribuidor americano e outro japonês.

Caso deseje ouvir um trecho da trilha sonora, ele é distribuído gratuitamente pelos desenvolvedores no site oficial. Até agora as análises foram boas para Maestro! Jump in Music, por isso estamos ansiosos em comprovar isso com a nossa análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário