quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Karos Online Desenvolvedor:Galaxy Gate Distribuidor:NHN Corporation Gênero:RPG Lançamento: A ser anunciado Faixa etária:Indefinida

Gratuito, Karos Online é o suficiente para fãs de MMORPG.

Jogos oferecidos ao público gratuitamente não costumam oferecer conteúdos dotados da mesma qualidade encontrada em games pagos. No entanto, há títulos que conseguem propiciar níveis interessantes de diversão através de propostas simples, até mesmo genéricas. Karos Online é um jogo para PC que se encaixa perfeitamente nesse contexto.

O MMORPG de desenvolvido pela equipe da Galaxy Gate não conta com nada de excepcional, mas é muito recomendado para quem não pode arcar com os custos de um jogo como World of Warcraft. O Baixaki Jogos teve a oportunidade de participar da fase Open Beta do game, mostrando que a versão final do título será relativamente completa e satisfatória.

Uma fórmula tradicional

A premissa de Karos Online é bem simples. Na versão liberada até o momento (clique aqui e comece a jogar), há seis classes disponíveis: Mystic, Bowmistress, Blader, Paladin, Rogue e Sorceress. O nome de cada classe ilustra perfeitamente o que cada uma faz, já que o MMORPG distribuído pela NHN Corporation não tem segredos.

A eficiente Bowmistress Infelizmente, a personalização do personagem criado — cada conta pode ter até quatro heróis — é pouco detalhada. Escolha um nome, escolha um dos três tipos de rostos disponíveis, um dos quatro tipos de cabelo, uma das oito cores de cabelo e é isso. A diferenciação de um combatente pelo outro é feita de forma expressiva apenas através do sexo dos personagens.

O enredo do jogo não é surpreendente, mas satisfaz a sede de quem não pode conferir outros títulos do gênero por motivos financeiros. O RPG está presente em Karos Online, mas não conta com nenhuma característica marcante. O começo das aventuras é parecido com o que ocorre em centenas de outros games: complete missões básicas, mate bichos, ganhe itens e descubra como funciona a jogabilidade gradativamente.

Livre, leve e solto

Este título é relativamente leve se o jogador levar em consideração a qualidade encontrada no que diz respeito aos recursos técnicos (gráficos e ambientação sonora). Algumas animações e texturas se encaixam perfeitamente com a interação entre objetos e o contexto ilustrado, embora a jogabilidade apresente vários problemas. Mas o ideal é abraçar a tolerância e superar os infortúnios, pois o jogo é gratuito, não é mesmo?

Primeiramente, a movimentação não é muito favorável à experiência. Ainda bem que os desenvolvedores oferecem muita liberdade de exploração do cenário, e isso é uma bênção em comparação com certas limitações da jogabilidade. O game só começa a ficar interessante depois que os princípios básicos são assimilados e as habilidades mais avançadas são adquiridas.


Enfim, o que importa é que o jogo, de modo geral, é bem acessível. Não tarda para que o jogador avance alguns níveis e comece a lidar de forma mais dinâmica com a interface — não muito amigável, diga-se de passagem — e com as diferentes habilidades da classe escolhida. Um ponto negativo é que o combate é um tanto estático, visto que não há a possibilidade de mexer o personagem e desferir golpes ao mesmo tempo.

Mas a acessibilidade, ainda assim, é um dos destaques. Finalizando as primeiras missões e conhecendo os locais iniciais, o gamer consegue compreender o funcionamento dos Fletta Points (pontos especiais gastos em novas habilidades), das profissões e do manuseio de itens. O Carat — a moeda do jogo — é adquirido facilmente, mas os armamentos mais interessantes custam, é claro, bastante dinheiro.

Herdando características

Pois é, Karos Online apresenta características funcionais e visuais presentes em diversos outros RPGs. Para movimentar o personagem, por exemplo, é possível utilizar o teclado ou clicar no chão. Todo o "loot" (itens deixados pelos inimigos derrotados) pode ser coletado com apenas um clique em um botão de atalho. O sistema de chat é simples e prático, felizmente.

Player Kill ON

Os ambientes se assemelham a vários cenários encontrados em certos MMOs. O bom é que a Galaxy Gate fez um bom trabalho quanto aos gráficos. O dinheiro gasto em uma boa placa de vídeo é recompensado através de bons visuais, que aparecem na tela... Gratuitamente. No que diz respeito aos aspectos sonoros, nada a reclamar.

Karos Online é exclusivo para os usuários de computadores e ainda está em testes, mas deverá ser lançado oficialmente em um futuro próximo.

Um comentário: