domingo, 13 de dezembro de 2009

Dante's Inferno God of War no Inferno? Seja bem-vindo

God of War pode ser considerado como o símbolo da brutalidade e da ação intensa pelo seu trabalho realizado no PlayStation 2. Ano que vem, 2010, Kratos, o protagonista da série, retornar para destruir tudo em God of War 3 — desta vez no PlayStation 3. Como você deve saber, conferimos a versão demonstrativa, e podemos afirmar que toda a essência que caracterizou a série está intacta, contando apenas com a adição de alguns elementos que só contribuem para toda a pancadaria.

Bem, temos o lendário God of War, mas qual outro jogo — desta geração — poderá competir com Kratos? Dante’s Inferno, certamente. O jogo da Visceral Games — a mesma responsável pelo excelente Dead Space — tratou de combinar muita brutalidade com uma história totalmente fantástica. Inspirado pela obra de Dante Alighieri, o jogo coloca o jogador na pele do próprio Dante, que deve passar pelo inferno em busca de sua amada Beatrice.

Sem dúvidas, com as prévias feitas pelo nosso blog já era possível ver que estávamos encarando um jogo com grande potencial. A ambientação incrível, assim como diversos outros elementos artísticos de qualidade, são apenas alguns dos atributos que fazem de Dante’s Inferno um grande competidor para a série God of War.

A semelhança com o sucesso da Sony também sempre foi evidente, desde o ângulo das câmeras, passando pela estética até a movimentação. Mas será que a aventura de Dante é apenas uma cópia mascarada de GoW? O Baixaki Jogos foi conferir a versão demonstrativa disponibilizada na PlayStation Network — os usuários do Xbox 360 terão de esperar até o dia 24 de dezembro para conferi-la — para tirar suas conclusões. Confira.


Mais um Dante, mais brutalidade


Primeiramente, a demo de Dante’s Inferno, que pesa pouco mais de 1GB, merece elogios pela apresentação. Logo no começo, notamos uma apresentação bem bacana, demonstrando os ambientes — a equipe responsável pela direção artística realmente caprichou — e diversos outros elementos que estarão presentes na versão final. Ao observarmos esta apresentação, rolou um comentário que sintetiza o game: “Esse jogo é do mal!”.

Sem dúvidas, a Visceral Game conseguiu transmitir a essência da obra de Dante Alighieri para dentro dos video games, mesmo que através de uma proposta extremamente voltada para ação. Mas, vamos ao que interessa.
Bem-vindo ao Inferno

Depois de conferir a apresentação, o jogador é apresentado a um menu principal com duas opções: começar e opções. Nas opções é possível alterar algumas configurações, como brilho e disponibilidade de legendas. Depois de ajustado, o jogador pode partir para a pancadaria.

A demo começa com uma belíssima CG que é introduzida por um texto que contextualiza o momento: a prisão dos templários por Saladino. Dante aparece costurando a própria pele em um momento dramático, que funde outro clipe demonstrando muçulmanos presos e Dante caminhando em frente à prisão. Subitamente, os portões se abrem e os prisioneiros partem para cima do protagonista, que agarra a primeira arme que vê.


O bacana é que a desenvolvedora fez uma verdadeira mistura de estilos artísticos durante as CGs. No primeiro clipe, o jogo apresenta-se de maneira realista. Quando o clipe funde-se com a segunda parte, o visual se torna desenhado, com um estilo de apresentação que relembra bastante InFamous. No final, há outra transição, que leva o jogador direto para dentro do game. É aí que a ação começa.

Kratos que se cuide


Dante’s Inferno conta com um estilo de jogabilidade muito semelhante a God of War. A câmera fixa, por exemplo, também está presente no game da Electronic Arts, assim como diversos outros elementos. No início da demo, o personagem combate uma série de prisioneiros com uma alabarda (uma espécie de machado, mas com cabo comprido) e a movimentação e os golpes remetem à aventura de Kratos.

O jogador utiliza os botões triângulo e quadrado para atacar. O primeiro é utilizado para desferir ataques pesados, que causam mais dano, mas são demorados para desempenhar. Com o quadrado o jogador manda golpes rápidos, que serão os mais utilizados pela sua agilidade. Há também um terceiro botão que serve para atacar, o círculo, mas a habilidade só é desbloqueada posteriormente — logo falaremos sobre isto.

Outra função interessante que parece ter sido retirada diretamente de God of War são os movimentos evasivos. Dante pode rolar para os lados, saltar para trás e avançar rapidamente. Como? Quem disse “analógico direito” ganhou uma paçoca. O jogador deve, assim como com Kratos, movimentar o direcional para realizar evasões na direção que deseja. O movimento é simples e funciona bem.

Ataques rápidos são úteis quando existem vários inimigos Se a coisa apertar, o jogador pode defender pressionando botão L2. Basta segurá-lo para que Dante mantenha-se na posição defensiva, evitando ataques vindos de qualquer lado. Logo, o jogador aprenderá diversas novas habilidades. Falando em “aprender”, está uma palavra que combina bastante com o game.

Na versão final, você contará com diversas habilidades diferentes. Para isso, é necessário obter almas, que são como a grana do jogo. O jogador terá acesso a uma árvore de habilidades contendo diversas opções e caminhos diferentes. Um diferencial de Dante’s Inferno é que existem duas “skill trees” diferentes: a Unholy (não sagrada) e Holy (sagrada).

Escolha seu lado


Como se pode imaginar, suas atitudes no jogo influenciarão no tipo de alma que será obtida. Ao agarrar um inimigo, o jogador pode puni-lo ou absolvê-lo. Dependendo da escolha, serão obtidos pontos para serem utilizados na árvore Unholy ou Holy. Cada uma das escolhas resulta numa finalização diferente. Ao punir, o inimigo será brutalmente assassinado. Na absolvição, Dante é mais carinhoso e arrebenta seu oponente com uma cruz sagrada.

Sem dúvidas, estas opções contribuem muito para a longevidade do game. Existem dezenas de habilidades diferentes em cada uma das “skill trees” e o jogador terá de finalizar muitos inimigos para obter todas elas. Durante o jogo, também existem locais em que é possível quebrar fontes para obter energia, mana e almas.

Na demo, o jogador também tem de enfrentar um dos chefes que estará presente na versão final. Trata-se da própria Morte, que, com sua aparência aterrorizante, usa uma foice para atacar Dante de várias maneiras. O interessante é que, depois de finalizá-la, o jogador acaba obtendo a arma da vilã.

Já imaginou enfrentar esse cara?

Esta não será sua única inimiga no game, obviamente, e nem a única que causará problemas. Posteriormente, você encontrará novas criaturas, cada vez mais bizarras. No Inferno, o jogador combate zumbis e diversos monstrengos, como um gigantesco que é pilotado por outra criatura. Este último relembrou muito a cena em que Kratos pilota o ciclope, pois, coincidentemente, Dante também faz o mesmo ato depois de eliminar o piloto.

God of Inferno


Em suma, Dante’s Inferno é um jogo muito, mas muito parecido com God of War III. A estética do jogo relembra bastante a última aventura do Deus da Guerra, contando com ambientes escuros e nefastos. Graficamente, o jogo também se comporta de maneira semelhante a GoW 3, com texturas e efeitos quase iguais. Até a trilha sonora remete ao jogo da Sony.

Um dos grandes diferenciais é a adaptação da excelente obra de Dante Alighieri. Talvez este seja o maior fator que distancie Dante de Kratos. No game, você receberá, também, a ajuda do poeta grego que estava presente no livro. Mesmo assim, o foco é na ação, e é aí que mora a briga entre os dois protagonistas supracitados.

Dante’s Inferno será lançado no dia 9 de fevereiro de 2010. A versão para PS3 ainda contará com uma série de exclusividades, como a obra inteira traduzida para o inglês, um livro com arte conceitual e muito mais. Mas, parece que o jogo será mesmo mais vendido no Xbox 360, que não conta com GoW 3 em sua lista de lançamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário