sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Madden NFL 10 ps2

Jogo de cartas sobre futebol americano... Alguém disposto?

Madden NFL é uma franquia popular sobre um dos esportes prediletos nos EUA, o futebol deles. Não é nenhuma novidade as tentativas da EA de querer inovar seus produtos de diversas maneiras. O difícil é acreditar que finalmente o estúdio está lançando um DLC (conteúdo adicional para o jogo, disponibilizado via download) gratuito – um verdadeiro milagre.

Madden Ultimate Team é um DLC gratuito para o Madden NFL 10, sendo que a proposta é oferecer algo verdadeiramente acessível a todos. Trata-se de um joguinho de cartas, uma opção que será adicionada como uma escolha especial no menu do título original. Cada jogador ganha um deck fraco, montado aleatoriamente, pronto para começar a desafiar outros jogadores assim que entrar pela primeira vez no jogo. Com o tempo, cada jogador pode montar um deck com até 100 cartas, das quais 55 são de atletas.

Se pelo menos fosse futebol soccer...Há quatro tipos de pacotes acessíveis para compra neste jogo: o de platina com os melhores atletas; o dourado com atletas bons; o de prata com atletas medianos; e o bronze com atletas mais fraquinhos. Como em jogos de cartas reais, existem alguns itens especiais como cartas lendárias que são mais raras, as quais serão o sonho de todos. Para não contar apenas com a sorte de esperar por cartas boas após comprar um pacote, um leilão entre os jogadores promete girar uma fortuna com negociações das melhores cartas.

Cada vitória pode chegar a contribuir com até 300 moedas no saldo do jogador, dependendo do desempenho na partida. Ao levar em consideração que os preços dos pacotes variam entre 9.000 e 1.500 moedas, demora certo tempo para acumular bastante dinheiro. Todavia, há a opção de gastar alguns Microsoft Points para acelerar o processo.

Não há muitos atributos envolvidos na história, apenas os pontos de habilidade, pontos de "química" e os números de contratos. As habilidades definem diretamente o desempenho da carta em jogo, já a "química" indica o nível de correspondência com a realidade dos atletas, julgando quesitos como se ele está no time certo. Quanto melhor a química, mais poderosa a carta fica. O número de contratos mostra em quantos jogos o personagem pode atuar.

As cartas de atletas são muito importantes, já que são os pontos delas que decidem o ganhador da partida. No entanto, cartas relacionadas a estádios, técnicos, uniformes e contratos são igualmente importantes. Por exemplo, com uma carta de contrato consegue prolongar a duração do melhor jogador, ou ainda, com uma carta de uniforme que corresponde ao time atual do atleta os pontos em "química" aumentam.


Sobre um título relacionado a futebol americano não temos muitos comentários construtivos, já que eles são anulados quando enfrentam o gosto do consumidor brasileiro. Mas, a iniciativa da EA é plausível ao disponibilizar esse joguinho extra para o Madden NFL 10 gratuitamente apesar de nem todo o estúdio estar disposto a "trabalhar de graça", tornando este um caso especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário