sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Way of the Samurai 3 ps3

Conflitos entre facções japonesas regados por muito sangue e uma jogabilidade livre.


Sem dúvidas, existem diversos títulos que representam muitos combates épicos no universo do entretenimento eletrônico. Games como Call of Duty, por exemplo, retratam de maneira fiel a Segunda Grande Guerra, um dos conflitos mais marcantes da história da humanidade.

Entretanto, não é só da Segunda Guerra Mundial que vivem os games — às vezes, pode até parecer, principalmente quando o assunto é FPS (jogos de tiro em primeira pessoa). Um belo exemplo é a clássica franquia Dynasty Warriors, que retrata a China Antiga através de um game de ação em terceira pessoa.

Outro título que também fez sucesso e envolve um estilo semelhante é Way of the Samurai, que, assim como o game citado anteriormente, também fez bonito no PlayStation 2. Envolvendo combates nipônicos, a franquia chegou também o PlayStation Portable e também recebeu uma sequência para o PS2. Agora, a série chega ao PlayStation 3 e, pela primeira vez, no Xbox 360 com Way of the Samurai 3.

No Japão, o título já está disponível há algum tempo. Entretanto, finalmente os ocidentais também terão acesso ao jogo da Acquire, a desenvolvedora do título. Prepare-se para uma aventura com muita pancadaria, regada por elementos inéditos para a franquia, que devem tornar o game ainda mais atraente para os fãs de uma afiada katana.



O conflito eterno

Se você não está familiarizado com a série, Way of the Samurai envolve os conflitos nipônicos do século XIX. Cada um dos games conta com uma trama específica. Em Way of the Samurai 3, o jogador presencia o período Sengoku. A história se passa em Amaná, um local dominado por um senhor feudal chamado Fujimori Shuzen, que deu um golpe para derrubar seu antigo líder, o Senhor Sakurai.

O novo governador conta com um clã em ascensão, mas também possui muitos inimigos em Amaná. Para proteger seus domínios, Fujimori obriga os trabalhadores e fazendeiros a trabalhar o dobro e ainda impõe taxas altas para fortalecer suas forças armadas. Obviamente, isto não agrada a população, que começa a ficar descontente com as ações do clã de Fujimori.

Basicamente, o game conta com três facções centrais: o clã Fujimori, o clã Ouka e os aldeões Takatane. A união de Ouka tem como objetivo derrubar o clã de Fujimori, e é formada por escravos do clã Sakurai, além de excluídos que buscam poder. Já os Takatane são apenas pessoas harmoniosas que desejam apenas a paz.

Um conflito desgastante


Ajustando seu guerreiro

Mas vamos ao que interessa: a pancadaria. Bem, antes de começar o game, você será apresentado a uma tela com seu perfil, na qual é possível ver uma imagem de seu personagem e também uma grande variedade de recordes e outros registros — como distância caminhada e o número de vezes em que seu personagem foi perdoado. Você também pode escolher entre dois níveis de dificuldade, Easy (fácil) e Normal.

Depois disso, o jogador tem acesso à sessão de personalização. Aqui é possível alterar as roupas, vasculhar o arsenal de armas de seu guerreiro, e também conferir os itens e acessórios de seu personagem. Obviamente, no início do game, você terá poucas opções, mas novos itens são desbloqueados conforme você progride em sua jornada.

Ao calibrar seu personagem da maneira desejada, você será apresentado a uma tela em que é possível escutar um diálogo que fornece mais detalhes sobre toda a trama do game, que citamos anteriormente. Logo após, seu guerreiro aparece em um local chuvoso, dando início a sua jornada.

Pura personalização Nos primeiros momentos, você perceberá que Way of the Samurai 3 conta com um recurso realmente interessante. Ao visualizar os dois aldeões que dialogam tranquilamente, você pode se aproximar e participar da conversa. Certamente, isto poderá lhe trazer informações muito úteis, e também o tornará um cara bem visto pela sociedade. Entretanto, você também tem a chance de simplesmente acabar com suas vidas com apenas o toque de um botão. Você decide.

Além disso, em alguns momentos você também terá de ficar muito atento às suas escolhas durante os diálogos. Em determinados momentos, os NPC (Non Playable Character, ou personagem controlado pelo computador numa tradução livre) também poderão atacá-lo caso sua resposta não seja a que esperavam. Uma boa escolha é manter a calma a concordar com o que estão dizendo.

O novo herói do Japão

Para redimir suas possíveis ações maquiavélicas, o jogador tem a chance de bancar o herói. Logo no começo do jogo, você encontrará uma moça sendo atacada por bandidos. Esta é sua grande oportunidade. Basta empunhar suas espadas e realizar o serviço, que pode consumir um pouco de sua barra de energia caso você seja acertado pelos malandros. Se tudo ocorrer bem, os gatunos estarão no chão, e você ainda poderá recolher seus itens — certamente, isso não fará falta para eles —, como espadas e cogumelos venenosos.

A moça ajudada irá lhe agradecer, mas isto não é tudo. Ela também ensinará os princípios básicos de Way of the Samurai 3, demonstrando muitas das possibilidades presentes no game. Você pode, por exemplo, escolher se deseja lutar ao lado de uma das facções dominantes, se quer bancar o justiceiro e simplesmente salvar que está em apuros, ou até mesmo agir de modo anarquista. Se estiver esgotado, você pode simplesmente buscar uma casa e descansar até que o dia nasça novamente — isso também recupera sua energia.

Liberdade no estilo Fable

Depois de levantar-se de sua cama, você terá muito que fazer. A região do game conta com vários comerciantes de diversos tipos, e eles serão muito úteis para que o jogador não se dê mal em sua jornada. Você encontrará vendedores de ovos e cogumelos, que são capazes de restaurar uma parcela de sua energia, e também pessoas oferecendo pergaminhos que fornecem as habilidades básicas. Alguns deles serão gentis, e oferecerão itens sem cobrar nada, como um bolinho de arroz — em um estado quase não comestível.

Dinheiro ou espadada?


Um dos comerciantes mais interessantes para os guerreiros é o Blacksmith (ferreiro, numa tradução livre para o português). Este companheiro fornece a opção de aprimorar suas armas e até mesmo criar novos equipamentos. Entretanto, para que o trabalho seja feito é necessário encontrar peças. Novamente, você pode simplesmente acabar com a conversa e deixar que sua espada fale por você, mas isto não é recomendado, já que este pode ser um companheiro muito útil para sua jornada.

Way of the Samurai 3 conta também com um fator que relembra muito Fable II, lançado para Xbox 360. Durante o jogo, você terá a chance de realizar diversos trabalhos diferentes. Nos momentos iniciais, o jogador encontrará uma senhora que o contrata para encontrar sua calcinha perdida — sim, é esta a sua tarefa. Quem sabe depois as coisas não melhoram? Você pode aceitar ou recusar, depende do seu ânimo. Mas, lembre-se: você será recompensado.

Caso diga “sim”, você terá de procurar pelo determinado item em uma cidade vizinha. Certamente, o mapa deverá servir como ajuda em momentos como este, mas nem tudo será tão fácil. Em seu caminho, assim como em Fable II, você encontrará muitos inimigos. Ao finalizá-los, você ao menos terá a chance de obter novos equipamentos.

Depois de encontrar o item solicitado pela senhora, você pode finalmente retornar para buscar seu prêmio. Entretanto, alguns trabalhos contam com vários objetivos interligados, e a senhora poderá solicitar um novo favor. “Desta vez, você terá de bater em uns rapazes que roubaram um rabanete gigante de nossa cidade!”, disse a pobre senhora. Quem resiste?

Sangue e muitas possibilidades

O bacana é que nem todas as missões envolvem apenas matar os inimigos. Algumas delas exigirão habilidades distintas do jogador, que deverá perseguir sua presa e bolar estratégias para conseguir cumprir seu objetivo. Falando em matar, Way of the Samurai 3 conta com opções distintas de combate. Você pode desferir golpes com a espada na bainha, ou sacá-la para ataques mais poderosos. Com a lâmina em mãos, você pode optar por utilizar a parte cega ou afiada de sua espada. Excelente para quem deseja apenas desmaiar o oponente, ou para aqueles que têm preguiça de limpar todo o sangue. Trabalho feito, basta retornar para a senhora e receber sua grana.

Repare na beleza dos gráficos

Certamente, esta é apenas uma pequena parcela do que o jogo tem a oferecer. Há muito mais para ser revelado em relação ao sistema de combates, à personalização e o modo campanha em geral. Entretanto, é possível afirmar que Way of the Samurai 3 oferecerá muita liberdade ao jogador.

Em relação aos visuais, o game não deve impressionar muito, pelo menos é esta a impressão que se tem quando visualizamos as imagens. Resta esperar para ver como o mundo virtual do game irá reagir com as ações do jogador, algo que promete ser realmente interessante. Way of the Samurai 3 deve chegar às lojas em outubro deste ano para PlayStation 3 e Xbox 360. Fique ligado aqui no nosso blog para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário