sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Heavy Rain: The Origami Killer ps3

Quebrar padrões e inaugurar um novo gênero. Esta é a promessa deste jogo revolucionário.

Os video games, querendo ou não, ainda são considerados por muitos como algo exclusivo dos jovens e das crianças. Se você é um jogador, sabe que não adianta rebater esta afirmação com argumentos reais, dizendo que a indústria dos games já ultrapassou o cinema, por exemplo.

O fato é que, mesmo sendo um ramo lucrativo e crescente, o entretenimento eletrônico ainda é algo relativamente novo — jovem, para se encaixar melhor. O impacto social de um game ainda é muito menor que o de filmes e outros tipos de mídia, por exemplo. Mas, felizmente, tudo isto está mudando. A cada dia, os jogos conseguem trazer uma proposta ainda mais cativante, que se distancia dos games simplórios, os quais acabaram se tornando sinônimos de jogos para o público leigo.

Um dos exemplos que demonstra a maturidade da indústria é Heavy Rain. O exclusivo do PlayStation 3, anunciado, de maneira espetacular, na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2006, é um dos games mais esperados para o próximo ano. Pelo que pudemos conferir, teremos um jogo que fará uma bela união entre cinema e video games.


Filme ou jogo?

A própria desenvolvedora, a Quantic Dream, considera Heavy Rain como um jogo híbrido, uma espécie de filme interativo. Não existem vidas, botões para saltar ou pontuação no jogo. Em vez disso, o título coloca o jogador na pele de quatro personagens distintos em uma sociedade tecnologicamente avançada de um futuro não muito distante. O thriller psicológico retrata também uma cidade atormentada por um assassino conhecido como Origami Killer.

Sem dúvidas, o conceito de Heavy Rain é mesmo chocante, podendo facilmente ser considerado como algo revolucionário para o setor. O diretor do título, David Cage, promete trazer um drama nunca visto nos games. E mais: Cage acredita que irá conseguir alcançar emoções que vão além dos padrões obtidos por qualquer outro jogo. Ou seja, raiva e frustração não serão seus únicos sentimentos.

Pelos gráficos fica difícil dizer

Tudo indica que a promessa de Cage realmente será cumprida. Logo no início do game, você assume o papel de Ethan Mars, um arquiteto divorciado que luta com uma depressão originada após a morte trágica de seu filho em um acidente. Seu outro rebento, Shaun, sobreviveu e visita o personagem nos finais de semana. Durante o jogo, é possível notar que Shaun tenta fazer com que seu pai acredite que a morte não poderia ser prevenida, consolando Mars.

Há uma série de pequenos eventos que influenciarão diretamente no game. Nesta etapa, por exemplo, você pode escolher se permitirá ou não que Shaun permaneça acordado até tarde assistindo televisão. Estas decisões podem ocasionar efeitos diversos, o que deve aumentar significativamente a longevidade do game.

Luz, câmera e minigames


O bacana de Heavy Rain é que o jogo consegue introduzir quatro personagens com personalidades distintas, mas todos atormentados por uma espécie de “demônio” pessoal. Scott Shelby, por exemplo, era um detetive privado com um passado misterioso. Já Norman Jayden trabalha para o FBI, mas também esconde um vício. Por último, a famosa Madison Paige, uma alma desolada e ansiosa.

Para aumentar o clima cinematográfico, a Quantic Dream resolveu optar por câmeras fixas, cautelosamente posicionadas para enfatizar a atmosfera de cada personagem. Quando Ethan aparece em uma cena, por exemplo, há um corredor longo e escuro que serve como metáfora para suas características.

O que será que ele está pensando?Entretanto, tudo é quebrado pelos minigames de contexto do jogo, um recurso utilizado exaustivamente. Estes eventos aparecem desde ações simples, como cortar uma pizza, até momentos mais complicados, como quando o personagem tem de desviar do soco de um bandido, por exemplo.

Outro fator interessante relacionado à jogabilidade é muito útil para quando o jogador estiver perdido. Caso isto aconteça, basta pressionar o botão quadrado. Com isso, os pensamentos de seu personagem irão surgir no formato de texto em volta de seu avatar, fornecendo dicas sobre suas próximas ações.

Heavy Rain parece mesmo estar quebrando os padrões estabelecidos pelos video games. Com uma trama completamente cinematográfica, o jogo promete prender qualquer um em frente à TV, seja espectador ou jogador. O título será lançado no início de 2010, exclusivamente para PlayStation 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário