domingo, 13 de dezembro de 2009

Especial: A redação do blog brigou, votou e elegeu os campeões de 2009!

O fim do ano está chegando, e com ele vem aquela tradicional listinha de títulos que mais impressionaram nossa equipe nesses doze meses de testes, análises e convívio com a indústria dos games. Nós queríamos fazê-la, vocês querem lê-la e é uma excelente forma de homenagear os melhores produtos do mercado de jogos eletrônicos.

Assim, criamos uma seleção com várias categorias, para abranger os segmentos que consideramos mais importantes no mundo dos games. Desde melhor campanha single player até a melhor direção de arte, buscamos criar algo que englobe todos os gêneros e que possa tornar possível o descobrimento de algum título excepcional por parte de qualquer tipo de jogador.

Uma miscelânea de altíssimo nível

Vale lembrar que o PS3 teve um ano excepcional, com o lançamento do modelo Slim, de vários games de qualidade impressionante — como Uncharted 2 e Demon's Souls — e boas vendas, atribuidas também ao corte de preços. O X360 diminuiu o ritmo, mas apostou grande em uma promessa tentadora, o Project Natal, que deve revolucionar o mundo dos games no futuro. O Wii teve uma redução de vendas mas se mantém como um grande sucesso, e o final do ano com New Super Mario Bros. Wii anuncia grandes coisas para os próximos meses.

O PSP e o DS receberam grandes franquias, como GTA e LittleBigPlanet, expandindo seus catálogos e aumentando o escopo de seus jogos. Também ganharam novas versões de hardware, com o PSPgo e o DSi, tentando ganhar cada vez mais um público variado. Enquanto isso, no mundo dos computadores a diversidade reinou e ele segue como uma plataforma extremamente válida, especialmente para os que querem jogar online.

Nos aproximamos do fim de um legado

A grande melancolia fica por conta do PS2, que mais do que nunca parece estar caminhando para seu final. Pouquíssimos títulos foram lançados para o lendário console e poderíamos contar em uma mão os que valem a pena. Parece que realmente está na hora da grande massa de usuários migrar para as plataformas mais novas.

Critérios de seleção

Leitores do Baixaki Jogos, prestem muita atenção: as notas finais das avaliações, embora reflitam a qualidade do jogo, não foram utilizadas como padrão direto para a escolha dos melhores em cada categoria. É importante que se entenda que a nota é naturalmente dependente dos conceitos de cada um dos avaliadores da equipe e do impacto que o jogo causa, além de ser construída tomando como base a média entre todos os quesitos avaliados (logo não há liberdade total).

Isto explica, por exemplo, por que surgem no site avaliações de continuações de jogos que são bem melhores que seus antecessores, mas que recebem notas inferiores. Um dos exemplos mais recentes foi Forza Motorsport 3, que se deparou com nomes como DiRT 2 e Need for Speed SHIFT e recebeu nota menor que Forza 2, mesmo sendo superior em todos os quesitos.

Em resumo, a nota depende de época, contexto, concorrência, média e principalmente da opinião de cada um dos avaliadores. Com estas observações fora do caminho, vamos aos primeiros escolhidos, dentro de cada plataforma!

Melhores por plataforma
Do PlayStation 3 ao DS, os games mais marcantes


Uncharted 2PlayStation 3 — Uncharted 2: Among Thieves

A votação começou bem no PlayStation 3, praticamente sem impasses. Um voto foi dado para Demon’s Souls, que figurou como um dos melhores RPGs da geração, mas para todo o restante da equipe, apenas um nome mencionado, o de Uncharted 2: Among Thieves.

A Naughty Dog produziu uma obra prima para o console da Sony, expandindo as histórias dos personagens vistos anteriormente e colocando na mistura muito mais ação, além de um dos melhores gráficos já vistos na plataforma.

PC Call of Duty: Modern Warfare 2

Modern Warfare 2FPS é um gênero que, na opinião da Equipe Baixaki Jogos, se enquadra muito melhor no PC do que nos consoles. Modern Warfare 2 é mais que um bom jogo de tiro em perspectiva de primeira pessoa: é um game de guerra e emoção. A campanha, mesmo curta, é muito boa. Além disso, os outros modos de jogo (Special Ops e multiplayer) fecham o pacote de uma forma excepcional.

Perpetuando a intensidade da ação encontrada no título original, o segundo Modern Warfare conta com uma jogabilidade extremamente amigável, que combina perfeitamente com os recursos técnicos apresentados. Os gráficos do jogo desenvolvido pela Infinity Ward são muito bem feitos e entram em sintonia com a ótima qualidade sonora propiciada pelos tiroteios, explosões e diálogos.

Em outras palavras, o game é digno de um longa-metragem de Hollywood. Bem, não é à toa que o lançamento de Modern Warfare 2 fez mais estrago que o aparecimento de grandes filmes e video games nos últimos tempos, não é mesmo?

Nintendo DS Scribblenauts

ScribblenautsO que você acha de escrever uma palavra e, imediatamente, surgir aquilo que você escreveu na palma da sua mão? Pois é, Scribblenauts conta com uma proposta tão inovadora que muitos críticos consideraram o game da 5th Cell como o melhor da E3 (Electronic Entertainment Expo) deste ano.

O banco de palavras do jogo é assustador. A versão em português contém até mesmo termos como "chupa-cabra". Escreva isso e você vai conferir o aparecimento de um monstro bizarro, capaz de causar estrago na tela. "Morte", "Deus", "mamute"... A variedade e a aplicação prática das diferentes expressões mostram que o esforço dos desenvolvedores valeu a pena.

Com isso, a 5th Cell e a Warner Bros. acabaram agradando a maior parte dos portadores de um portátil de última geração da Nintendo. Por mais que a quantidade de palavras que podem se transformar em itens animados seja muito interessante, o nível de desafio de Scribblenauts é elevado, visto que várias fases exigem que o jogador queime muitos neurônios na tentativa de encontrar objetos ideais para a resolução dos problemas encontrados.

Patapon 2PSP Patapon 2

Simples. Envolvente. Muito, muito divertido. Continuando a proposta cativante apresentada no primeiro título, Patapon 2 foi eleito o melhor game do PlayStation Portable simplesmente pelo fato de que é praticamente impossível não encontrar a diversão durante a experiência. Os exércitos alegres mostram aos gamers que dominar o ritmo dos batuques é essencial para a superação das fases.

Novas unidades, novas características e novos inimigos contribuem ainda mais para que os combates permaneçam sempre animados, não interessa o tipo de combate. Um modo multiplayer com suporte a até quatro pessoas através da conexão sem fio do PSP demanda trabalho em equipe, o que é perfeito para aqueles que gostam de se divertir (no rimo certo, é claro) com amigos.

Wii New Super Mario Bros. Wii

New Super Mario Bros. WiiÉ Mario, é interatividade, e é simplesmente uma das fórmulas de jogabilidade mais aclamadas da história dos video games. Só que os principais destaques deste game fantástico do encanador bigodudo são as novidades apresentadas. Novas formas de interação com o cenário, novos itens e um novo modo multiplayer que é... Brilhante.

O uso da sensibilidade a movimentos do Wii Remote não é tão intenso quanto aquilo que ocorre em outros jogos de peso lançados em 2009, mas é satisfatório. New Super Mario Bros. Wii é parecido com a versão para DS e herda características de muitos jogos da série de ação/plataforma, o que é algo maravilhoso para os fãs de Mario.

Um dos aspectos mais marcantes do game é a intensidade da diversão propiciada pelas aventuras do protagonista italiano. É interessante lembrar que muitas pessoas da No Zebra Network (a empresa que administra o portal Baixaki Jogos) participaram da análise através do excitante modo multiplayer. Horas e horas de entretenimento.

Xbox 360 — Batman: Arkham Asylum

Por que este game é o melhor do console de última geração da Microsoft? Simples: Batman. A retratação do herói ficou muito mais sinistra do que o esperado e continua causando arrepios em muitos fãs do homem-morcego. E, como se isso não fosse o suficiente, é possível afirmar que a personificação de Joker e outros personagens importantes na trama também foi feita de forma espetacular.
Batman
A produção do jogo, como um todo, foi o que realmente chamou a atenção do Baixaki Jogos. A jogabilidade se encaixa perfeitamente com o contexto aterrorizante — no bom sentido — ilustrado através de uma ambientação mais que satisfatória.

Pois é, os recursos técnicos de Arkham Asylum são tão assustadores quanto o contexto do título. Usar e abusar da discrição do tão conhecido Cavaleiro das Trevas é algo que revela a qualidade assustadora dos visuais do game. Detalhes e efeitos gráficos de peso só não são mais impressionantes que o primor da ambientação sonora.

PS2 — Secret Agent Clank

Secret Agent ClankO PlayStation 2, como muitos já sabem, infelizmente não foi uma plataforma expressiva em 2009. A Sony continua desenvolvendo e distribuindo games para o console, mas em um ritmo muito menos acelerado. Ainda assim, bons jogos saíram para o PS2, sendo que o escolhido pelo Baixaki Jogos como o melhor do ano foi Secret Agent Clank.

Desta vez, é Ratchet quem está em apuros. Assim, cabe a Clank (o famoso robô da dupla) enfrentar os desafios mais variados e salvar o personagem central da série. A migração da versão do PSP para o PS2 foi, de modo geral, interessante, mesmo com problemas na câmera e em outros quesitos.

O jogo é balanceado e não conta com problemas graves em nenhum dos aspectos avaliados. Digno de um game para PlayStation 2, Secret Agent Clank é recomendado para quem gosta de um sistema de comandos simples, ação descontraída e recursos técnicos razoáveis.


Melhores por categoria
Escolhas baseadas em inovação, qualidade e muito mais


Quando entramos para a votação desta categoria, um nome foi praticamente unânime: Brütal Legend. Entretanto, não demorou a que nós percebêssemos um erro importante, o de que a trilha sonora não era realmente original, mas sim uma coletânea absurda com os maiores clássicos da história do Rock and Roll.

Confronto

Já que os deuses do metal ficaram de fora da briga (por um motivo mais que justo), o grande escolhido foi The Secret of Monkey Island. Jesse Harlin, o responsável pela recriação das músicas, mergulhou fundo na regravação das faixas. O resultado final é praticamente perfeito, com músicas que se encaixam perfeitamente na releitura do Point and Click.

Direção de Arte — Assassin's Creed 2
O segundo título da série aterrissou nos consoles causando muito alarde não apenas pelos gráficos excelentes, mas também pela proposta mais do que ambiciosa, visando recriar todo o cenário europeu em meio à renascença, com construções fidedignas às da época.

Cidades italianas

Os canais de Veneza, as construções italianas e principalmente os figurinos foram criados a partir de dados reais. O resultado é um dos jogos mais vivos já vistos, digno de todos os elogios para o trabalho de arte.

Gráficos — Uncharted 2: Among Thieves

Nos consoles, nenhum outro jogo exibiu a mesma atenção aos detalhes, à iluminação, texturas e efeitos gráficos. Uncharted 2: Among Thieves revela cenas praticamente impecáveis do ponto de vista fotográfico, além de trazer sequências de ação de tirar o fôlego, carregadas de balas e explosões por todos os lados.

Indie — Machinarium

Cenário do inícioMuitas foram as vezes em que nós fomos pegos de surpresa pelo humor e charme de Plants vs. Zombies, ou ainda pelas quicadas inesperadas das esferas de Peggle. Este parecia ser um ano dominado pela Pop Cap games no cenário de desenvolvimento independente, mas tudo mudou recentemente, com a nova aventura da Amanita Design.

A empresa já tinha fama pelos seus excêntricos jogos em Flash (Samorost), mas com Machinarium ela definiu novos padrões de qualidade em todas as categorias. A arte no jogo é soberba, contando com traços desenhados. Os puzzles são de fundir o cérebro e a trilha sonora é impecável.

Humor — Brütal Legend

Um “roadie” metaleiro que morre e vai parar no inferno é capaz de manusear um machado sagrado, uma guitarra que frita demônios e de dirigir um “HotRod” turbinado. A receita já seria um sucesso absoluto apenas com Tim Schafer trabalhando na produção, mas como se isso não bastasse, Jack Black foi chamado para interpretar Eddie Riggs. O resultado é um dos jogos com diálogos e animações mais divertidos já vistos na história.

Ozzy fazendo ponta no game

Personagem — Joker

Mas ainda mais marcante que Eddie Riggs foi o Coringa (Joker), no jogo Batman: Arkham Asylum. Seu humor nunca esteve tão apurado, sádico e louco. Observar as reações do antagonista desde a sua entrada na prisão até o encontro com o Batman é algo no mínimo memorável.

Se você não acredita, confira o vídeo literalmente explosivo deste piadista nato:

Criatividade Scribblenauts

Transformar palavras em objetos não é algo que encontramos comumente no mundo dos video games. Scribblenatus contém uma das propostas mais inovadoras até o momento. Ninguém imaginava que algo tão simples, criado exclusivamente para Nintendo DS, poderia causar tamanho estrago. É ótima a sensação de escrever uma palavra e observar a ideia ganhar forma para a resolução dos problemas.

Baseado em Filme — X-Men Origins: Wolverine

O ano foi, novamente, decepcionante para as conversões dos filmes ao mundo dos games. Jogos como G.I. Joe: Rise of the Cobra e Transformers: Revenge of the Fallen se saíram terrivelmente mal nos testes e avaliações. Quem escapou desta sina foi X-Men Origins: Wolverine, que trouxe ótimos gráficos e jogabilidade consistente, além das garras do destemido personagem.

Hugh Grant em cena

Campanha Single player — Demon's Souls

Comedor de humanosHoje em dia é possível completar alguns jogos pela primeira vez sem nem mesmo morrer, de tão fáceis que eles são. Mas este não é o caso de Demons’s Souls, o RPG desenvolvido pela divisão japonesa da Sony. Ele o matará seguidas vezes, até que você entenda exatamente como proceder para não cair em armadilhas ou para simplesmente ser esmagado pelos chefes.

O resultado é uma experiência brilhante, que recompensa o esforço do jogador com uma ambientação sinistra e muitas horas de partida. Outros indicados foram mais uma vez Uncharted 2: Among Thieves e Assassin’s Creed, mas no fim os demônios prevaleceram sobre a votação...

Multiplayer — Call of Duty: Modern Warfare 2

Não há atualmente nenhuma experiência mais divertida, desafiante e robusta que a propiciada pelo modo multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare 2. O sistema de nivelamento e de “killstreaks” faz com que os jogadores saiam caçando uns aos outros nos mais de trinta modos de partida disponibilizados, misturando com perfeição ação e estratégia.

Left 4 Dead 2 seria o próximo na lista de escolhas da equipe de redatores do Baixaki Jogos, mas no fim das contas, não há competição.

Violento — MadWorld

Os jogos de ação em alta definição deste ano propiciaram aos olhos dos espectadores um verdadeiro banho de sangue. God of War: Collection mostrou corpos em alta definição sendo mutilados, enquanto Modern Warfare 2 levantou muitos questionamentos éticos graças à cena do aeroporto, na qual é praticamente necessário assassinar todos os civis presentes.

Serra!!!

Mas, curiosamente, foi do Wii que saiu a nossa escolha: MadWorld. O herói Jack veio de um mundo pintado em preto, branco e vermelho para aniquilar a impressão de que o console da Nintendo só possui jogos mais “amenos”, serrando pernas, rebatendo corpos como se eles fossem dardos, dividindo inimigos ao meio com a ajuda de sua fiel motosserra e, é claro, jorrando sangue por todos os cantos. Sensacional!

História — Assassin's Creed 2

Outro ponto muito bem desenvolvido pela Ubisoft na continuação de Assassin's Creed foi a narrativa. Agora o jogador não parte de um assassinato para o outro sem motivos ou explicações, tudo tem um porquê, narrado com muita convicção.

Mais mistériosO novo herói — Ezio Auditore di Firenze, conturbado e louco por uma briga — é quem mais contribui com a história, trazendo esperteza e profundidade aos fatos, em busca de uma vingança que envolve famílias e muitos séculos de disputas.

Terror F.E.A.R. 2: Project Origin

Não precisamos lembrar que Project Origin não é tão assustador quanto o título original, mas é difícil contestar a excelente ambientação apresentada no segundo game. Os sons arrepiantes já formam um motivo mais que suficiente para que o F.E.A.R. 2 seja considerado pelo Baixaki Jogos como o título mais aterrorizante do ano.

Gratuito —
Battlefield Heroes

São apenas três mapas para o combate e a grande maioria dos itens de personalização devem ser adquiridos através de compras, mas não é necessário pagar um centavo para entrar na guerra deste jogo completamente online, que roda inclusive a partir de um complemento para o seu navegador de internet.

Um estilo gráfico único

O melhor de tudo é ver a fórmula clássica da franquia (com veículos, metralhadoras e granadas) transcrita para a perspectiva de terceira pessoa, o que é complementado pelos cenários coloridos e pelo humor das animações de provocação.

Musical — DJ Hero

Som eletrônico pulsando através das pickupsAs guitarras ganharam um descanso e quem entrou em cena foi DJ Hero, o novo jogo musical distribuído pela Activision. O som agora é eletrônico, dando vez a um público completamente diferente.

Junto com as canções consagradas de Daft Punk entraram em cena também um periférico exclusivo que imita as pickups (mesas) e modos de mixagem livre (Freestyle), nos quais os jogadores sairão combinando Marvin Gaye, Gorillaz e muito mais!

FPS — Call of Duty: Modern Warfare 2

O que dizer de um dos jogos mais completos do gênero? Muitas linhas de texto seriam necessárias para explicar o motivo pelo qual o último Call of Duty é o melhor FPS (game de tiro em perspectiva de primeira pessoa) de 2009. O Baixaki Jogos, entretanto, resolveu ser ligeiramente sucinto na descrição de Modern Warfare 2 nesta categoria.

O que realmente se destaca é "apenas" o conjunto que envolve modos de jogo únicos, uma jogabilidade prática e dinâmica, recursos técnicos de ponta e um contexto muito convincente. Elementos distintos (como fases no Rio de Janeiro) são retratados de forma impressionante e transformam o título da Infinity Ward em um dos melhores games de tiro de todos os tempos.

Desertos, neve, favela, aeroportos...

Ação e Aventura — Batman: Arkham Asylum

Como já dissemos acima, na seleção do melhor jogo lançado em 2009 para o Xbox 360, a retratação do personagem ficou simplesmente arrepiante, contando com efeitos gráficos de ponta e uma ótima jogabilidade, perfeita para o estilo, mesclando investigação e golpes destemidos. Se você resolver embarcar nesta viagem pelo Arkham Asylum, esteja preparado para muita ação!

E sim... Este jogo foi mais do que capaz de desbancar grandes nomes, como por exemplo o de
Resident Evil 5, que tentou inovar com a introdução de uma parceira controlada pela inteligência artificial.
Novamente, nenhum outro jogo este ano foi tão cativante. New Super Mario Bros. Wii conseguiu prender a atenção de todos os que o experimentaram, através da construção inteligente das fases e desafios, que conseguem equilibrar perfeitamente desafio e acessibilidade. Interessantes são também os elementos de controles por movimentos, que adicionam ao gênero muito mais profundidade.
RPG — Dragon Age: Origins

Quando se trata de RPG, não é possível declarar como vencedor um jogo que possua uma determinada característica excepcional, em detrimento de outras. É necessário que o conjunto seja coeso e envolvente: com uma história forte e imersiva; uma jogabilidade condizente; sistemas de evolução de personagem sólidos; um áudio crível; e visuais agradáveis que estejam em harmonia com todo o resto.

Vai encarar?

Um dos poucos, neste ano, a prestar atenção em todos estes quesitos e preenchê-los de forma mais do que satisfatória foi o título da Bioware. A decisão foi quase que unânime em nossa redação, com um ou outro editor pendendo para o lado de Demon’s Souls pelo desafio proposto por ele. No entanto, não houve dúvida na hora do consenso: Dragon Age é o melhor RPG do ano.

Estratégia — Empire: Total War
Combates navaisEste ano a desenvolvedora Creative Assembly elevou a franquia de estratégia Total War a um nível nunca antes atingido, nem mesmo por outros games. A escala dos conflitos é no mínimo épica, envolvendo doses absurdas de gerenciamento de recursos, além de muita estratégia para a alocação das unidades.

A esta altura você pode estar pensando que o foco está no tamanho, mas saiba que por maiores que sejam os conflitos, mínimos detalhes nas ações dos soldados são retratados nas cenas. Imperdível para os fãs do gênero.

Esporte — Pro Evolution Soccer 2010

O mundo dos esportes foi bem representado em 2009, contando com pesos pesados como Fight Night Round 4 para diversificar bem a seleção dos jogadores. Mas, na terra do futebol, a decisão só poderia tomar um rumo: o duelo entre os fãs de Pro Evolution Soccer e FIFA 10, que rolou até mesmo aqui na Redação do Baixaki Jogos.

Gráficos foram drásticamente melhorados

O escolhido foi Pro Evolution Soccer 2010, por ter trazido mudanças bem mais significativas para a série do que as demonstradas por FIFA 10 em relação ao jogo anterior da Electronic Arts. Ainda há muito trabalho pela frente, mas PES certamente se livrou das rédeas do marasmo.

Corrida — Forza Motorsport 3

A disputa neste gênero foi realmente acirrada! Tivemos a expansão de WipEout HD, a continuação da franquia DiRT com uma dose extra de Rally e uma mudança de paradigmas para Need for Speed, que pendeu para uma mescla excitante entre simulação e exagero, mas que infelizmente sofreu com os bugs.

Corridas de tirar o fôlegoEntretanto, não restam dúvidas de que o mais completo de todos foi Forza Motorsport 3, que levou ao Xbox 360 uma jogabilidade impecável, seleção vasta de veículos e pistas e centenas de horas de diversão aos fãs da velocidade. Melhores ainda são as possibilidades de personalização de veículos, que permitem alteração de componentes e a pintura do capô, com o apoio de nada menos do que 1.000 camadas de tinta.

Gran Turismo 5 chegará às lojas somente em 2010 e terá muito trabalho pela frente para sequer atingir um patamar competitivo em alguns dos quesitos mencionados acima.


Simulador — The Sims 3

Novos visuaisEnquanto alguns jogadores ficaram presos à barreira visual (haja vista que The Sims 3 não é "aquele" salto de qualidade visual em relação ao seu antecessor), os que a superaram se depararam com uma série enorme de novidades, principalmente no sistema de personalização e de socialização dos personagens.

Agora uma cidade inteira está à sua disposição, pronta para ser explorada. A interação foi aprimorada em todos os sentidos e o cultivo de personalidade para cada indivíduo está mais apurado do que nunca.

Luta — Street Fighter IV

Quando a Capcom anunciou que estava trabalhando em uma continuação de Street Fighter, não demorou mais que uma semana para que o título se tornasse um dos mais badalados ao redor do mundo. O susto veio quando foi anunciado que os lutadores finalmente fariam a transição oficial para o universo tridimensional.

Conversão impecável para o 3D

Os pesadelos com a série EX (desenvolvida pela Taito) até tentaram assombrar os jogadores, mas o resultado foi simplesmente fenomenal, carregando com maestria o espírito e a jogabilidade dos seus antecessores para os consoles de nova geração, Arcades e PCs. Blazblue: Calamity Trigger e Tekken 6 também merecem muitos elogios, mas no fim do dia, ninguém consegue superar a emoção dos duelos de Street Fighter IV.

Puzzle — Scribblenauts

Scribblenauts leva os votos de toda a equipe mais uma vez, justamente pela sua mecânica de partida extremamente criativa e também por permitir que sejam realizadas tantas combinações. O game oferece um enorme desafio ao jogador, que terá que botar a cabeça para funcionar, ou então não conseguirá progredir pelas fases.

Rede Online (WiiWare, PSN e XBLA) — WipEout HD Fury

A expansão de WipEout HD foi simplesmente arrasadora. Fury duplicou o conteúdo presente no título, trazendo mais de 80 corridas inéditas, naves exclusivas e modalidades de corridas com bombas ou provas eliminatórias, nas quais o único objetivo é eliminar e sobreviver.

Visão artística de primeira, realização perfeita


O grande vencedor
Muitos podem ser bons, mas apenas um é o melhor
Nathan Drake, um dos maiores sucessos desta geraçãoDepois de muito suspense e demora (alguns de vocês chegaram a ver esta seleção enquanto ela era editada, pessoal afobado!), finalmente o grande jogo do ano de 2009 pode ser revelado: ele é Uncharted 2: Among Thieves.

A equipe de desenvolvimento conseguiu juntar em uma panela só uma ótima história, foco em aventura, desafios mais elaborados, variações drásticas de cenários, efeitos de ponta (que para alguns são os melhores já vistos na plataforma), detalhes por todos os lados e a grande novidade, que foi o modo online extremamente viciante.

A qualidade do game é tanta que fez com que mais da metade do time de redatores parasse para observar as paisagens e os adversários, mesmo durante a fase Beta do multiplayer. Na hora da análise então... Todos queriam jogar, nem que fossem dez minutos.

Como já foi dito na própria análise do título, ele não é somente o melhor do ano, mas também um dos melhores jogos já produzidos em todos os tempos. Parabéns à equipe da Naughty Dog pela excelente criação e realização!

Corra Nathan!

A edição 2009 da seleção dos melhores jogos do ano, ao menos para a Equipe do blog, termina aqui, caros leitores... Mas isso não significa que suas opiniões não serão levadas em consideração. Não deixem de postar seus comentários, sugestões e como de costume... As críticas, que fazem com que nós tentemos melhorar a cada dia.
Até a próxima, quem sabe em um especial de piores do ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário