sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Lost in Shadow wii

Lost in Shadow, um jogo de plataforma obscuro.

Sombras em jogos eletrônicos são detalhes gráficos sensíveis, mesmo com as tecnologias avançadas ainda é possível presenciar efeitos "esquisitos". Como sempre, há algo diferente em todo título a se esperar nesse quesito de efeitos visuais e não é incomum que os jogadores prestem atenção redobrada nas sombras. Então, por que não testar suas habilidades em prestar atenção nas sombras no novo jogo da Hudson?

Uma sombra sem dono


Em Lost in Shadow (Tower of Shadow era o nome do protótipo) o protagonista principal é um garoto, ou melhor, a sombra dele que misteriosamente perdeu o dono. Não há muitos detalhes sobre o enredo, mas tudo indica que a jornada tem como objetivo chegar ao topo de uma torre. Quem sabe para resgatar o dono da sombra?

A jogabilidade deste título adota o gênero plataforma bidimensional, porém somando características muito interessantes à fórmula. Enquanto um cenário tridimensional se destaca na tela, o jogador deve prestar atenção no que ocorre no fundo das paisagens, pois o garoto só pode andar nas áreas obscurecidas. Portanto, certo nível de percepção é requerido para notar o posicionamento de todas as sombras.

Já as tarefas do jogador não ficam limitadas aos pulos, ele precisa tomar cuidado com as fontes de luzes para ter acesso às plataformas. As situações podem ficar realmente bem complicadas por conta disso, por isso só vamos citar como exemplo uma fase mais simples onde uma lâmpada suspensa está balançando. Ela altera constantemente a posição das sombras, o que pede que os pulos a serem executados estejam em boa sincronia com o balançar da lâmpada.


Uma espécie de fada, como aquela do Zelda, influenciará diretamente o destino do herói, pois o jogador pode usar essa fada para manipular as fontes de luzes. O garoto também pode influenciar no surgimento de plataformas, porém agindo apenas no mundo das sombras, puxando sombras de alavancas. Portanto, há um pouco de quebra-cabeça envolvido em Lost in Shadow.

Diferente da fada, a sombra do guri pode evaporar caso ela caia em um lugar sem sombra ou uma situação igualmente comprometedora pode ocorrer caso ela seja cercada por escuridão. Em adição, como se não bastasse os desafios de plataforma, alguns adversários perseguirão o personagem durante a aventura e com o auxílio de uma espada é preciso defender-se dos ataques dos vilões. Agora a figura de Link está completa: uma fada (Navi) e um menino com uma espada (Link). Para descrever melhor, a figura do moleque lembra mais o
Ico (PS2).

No fim, Lost in Shadow traz uma proposta muito criativa relacionada com plataforma, puzzle, ação, aventura e sombras, com uma direção de arte plausível. Se tratando de um WiiWare, uma produção relativamente pequena, isso vai além do esperado e por isso as expectativas são positivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário